quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Bons Livros....(77)


TIRANOS E TIRANETES - A ASCENSÃO E QUEDA DOS DITADORES LATINOS-AMERICANOS E SUA VOCAÇÃO PARA RIDÍCULO E O ABSURDO.

CARLOS TAQUARI.....(2012) 

O poder de síntese é o principal mérito do ambicioso balanço das ditaduras militares da América Latina empreendido pelo jornalista Carlos Taquari em Tiranos e Tiranetes – A ascensão e queda dos ditadores latino-americanos e sua vocação para o ridículo e o absurdo.
A capa e o subtítulo são ligeiramente enganosos, ao sugerirem um relato bem humorado ou satírico, talvez na expectativa de atrair mais leitores. Trata-se de um livro sério, comprometido com o rigor histórico e escrito no estilo das melhores reportagens.
Tiranos e Tiranetes pode ser dividido em duas partes: na primeira Taquari apresenta um inventário dos abusos e crueldades que caracterizaram os governos autoritários de 18 países: Haiti, República Dominicana, Guatemala, Nicarágua, Chile, Paraguai, Uruguai, Argentina, México, Venezuela, Peru, Colômbia, Bolívia, Cuba, Panamá, Equador, Honduras e El Salvador. Na segunda parte, ele fala sobre o Brasil, em um capítulo que resume, em 45 páginas de objetividade rara, os antecedentes e a trajetória da ditadura militar brasileira.
A opção pelo tratamento individualizado, isolando os acontecimentos de cada país das relações com seus vizinhos, dificulta a compreensão do contexto histórico e da situação geopolítica internacional dos períodos abordados – o que envolveria uma análise mais aprofundada das ações dos Estados Unidos durante a Guerra Fria, e não era essa a intenção do autor. Ainda assim, impecável na articulação das informações que reúne, o livro carece talvez de uma reflexão mais abrangente sobre o sentido das ditaduras e as condições que possibilitaram sua existência – bem como seus efeitos duradouros no continente, com sua herança de atraso, analfabetismo e miséria.

PS: Juan Carlos Perón era repressor, assistencialista e pedófilo. Aos 57 anos seduziu Nelly, de apenas 13 anos e foi processado mais tarde por estupro. Com 3 mandatos na presidência da Argentina (1946 a 1955 e 1973 a 1974), Perón fechou o cerco contra jornais independentes e tratou de dar sumiço em opositores. Peréz Jimenéz acabou com a democracia relâmpago na Venezuela e em 10 anos de repressão sumiu com mais de 250 milhões de dólares do país. 
A America Latina passou mais da metade dos séculos 19 e 20 sob o pesadelo das ditaduras. Se a Venezuela passou o maior tempo sob o regime totalitário a Argentina contabiliza o maior numero de vitimas (cerca de 30 mil). Esse livros trás a luz vários fatos marcantes de 19 países entre eles o Brasil do Governo Vargas e dos Militares. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário