quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Bons Livros.....(85)



TOCAIA GRANDE

JORGE AMADO...........(1984)

Publicado em 1984, Tocaia Grande descreve o processo de formação de uma cidade nordestina, nascida sob o signo da violência e da disputa de terras, em inícios do século XX.
Depois de liderar uma tocaia contra o oponente de seu patrão, o jagunço Natário da Fonseca recebe alguns alqueires próximos ao palco da matança, onde passa a cultivar cacau. A chegada de comerciantes, prostitutas, tropeiros e ex-escravos ao local dá vida e contornos ao arraial.
Personagens fortes, independentes e solitários - como a cafetina Jacinta Coroca; o negro Castor Abduim, conhecido como Tição Aceso, e o comerciante libanês Fadul Abdala -, encontram em Tocaia Grande um refúgio e o conforto da amizade.
Com a prosa leve e bem-humorada de sempre, Jorge Amado relata a união profunda e os laços de afeto que se desenvolvem entre os habitantes de Tocaia Grande, e que serão responsáveis pelo crescimento do povoado e por sua resistência à pressão da Igreja e do poder político-econômico para se enquadrar no sistema coronelista.

PS: Tocaia Grande narra a fundação e o desenvolvimento de uma cidade, que começa como um acampamento, pousada de tropeiros até que surge a primeira casa. Acaba tornando-se povoado e vila, sob o férreo comando do coronel Boaventura e seu fiel capanga, capitão Natário da Fonseca, que anos antes fizeram um verdadeiro massacre humano, quando o local era só mata, fato que deu nome ao lugar. A história ganha os personagens mais diversos e fatos com a criatividade do nosso romancista até que a sede do poder do coronelismo a transforma em local de conflitos sérios. Um dos últimos livros de Jorge Amado, de 1988, ele ressalta com o vigor característico do acadêmico, o poder do dinheiro e da volência no mando político do interior da Bahia, que pode ser estendido a todo o país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário