sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Bandas Boas que conheço....(90)


RUMBORA 

É uma banda brasileira que começou em 1997 em Brasília, formada por Alf, Beto, Bacalhau e Biu. Amigos desde sempre, resolveram botar pra frente um sonho antigo. Foram gravados três discos. Em 1999, o primeiro disco, 71, lançou o Rumbora e seu "rock ensolarado" em São Paulo. Já de cara, o primeiro single da banda, "Chapírous", bombou nas rádios-rock e seu videoclipe foi indicado na categoria de melhor videoclipe de rock no VMB (Video Music Brasil). "Skaô", outro hit desse disco, foi mais longe ainda, sendo indicado na categoria "escolha da audiência", a mais importante da MTV. Nas rádios não foi diferente, "Skaô" ficou 3 meses em primeiro lugar na rádio Brasil 2000 em São Paulo, sendo coroada como a canção do ano. O grupo também foi indicado para o prêmio de banda-revelação no Prêmio Multishow de Música Brasileira e teve 5 indicações para a premiação da revista ‘Showbizz", incluindo o de disco do ano.

O segundo disco, Exército Positivo e Operante, foi lançado em novembro de 2000. Com o single "O Mapa da Mina", o Rumbora vai para a lista dos 25 mais executados do Brasil. Em 2001 é novamente indicado para a "escolha da audiência", entra na trilha sonora do programa Malhação da Rede Globo e apresentam, segundo a crítica especializada, um dos melhores e mais agitados shows da Tenda Brasil no Rock in Rio 3. Na seqüência foram lançados os hits "O Passo do Azuilson", "Veste o Uniforme" e "Mal do mundo" que os fizeram conhecidos por todos os ouvintes de rock do país. Em 2002, acaba o contrato com a gravadora Trama e Bacalhau deixa o Rumbora sendo substituído por Fabrício. Ao final da tour Biu e Fabrício se desligam da banda que se transforma em um trio com a entrada do "quinto elemento" Leandro na bateria. Alf, Beto e Leandro aproveitam as mudanças para experimentar, e principalmente, se renovar, criando um rock dançante, moderno e singular.

Entre maio e outubro de 2003, Rumbora grava de forma totalmente independente seu terceiro disco. Batizado de Trio Elétrico e com o single e videoclip de "Freio de mão" puxando o disco, a banda cai na estrada novamente angariando críticas positivas de todos os lados e entrando nas mais pedidas das rádios-rock de São Paulo e Brasília. Em dezembro de 2005 a banda encerra suas atividades e seus integrantes seguem em novos projetos

FORMAÇÃO:
Alf - Vocal e Guitarra
Beto - Guitarra
Biu - Baixo
Bacalhau - Baixo

DISCOGRAFIA :
71- (1999)
Exército Positivo e Operante - (2000)
Trio Elétrico - (2003)

Ps: Rumbora é uma daquelas bandas que apareceram no final doa anos 90 e lançaram algo relativamente expressivo em um curto espaço de tempo.
Indico o disco "Exército Positivo e Operante - 2000" que realmente considero um dos melhores discos nacionais da década passada. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário