sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Bandas boas que conheço....(92)


PLANET HEMP

É uma banda brasileira de rap rock criada por Marcelo D2 e Skunk em 1993 no Rio de Janeiro, tendo como integrantes originais D2, Skunk,Rafael, BNegão, Formigão e Bacalhau. O grupo tinha um explícito posicionamento a favor da legalização da cânabis (maconha) e foi acusado de fazer apologia ao uso, fato que gerou muitas divergências e colocou o Planet Hemp como uma das principais bandas do Brasil na década de 1990. A banda voltou a se reunir no palco, no dia 20 de outubro de 2010 em uma festa organizada pela MTV Brasil em comemoração aos 20 anos da emissora no Brasil.

A banda surgiu num encontro entre Marcelo D2 e Skunk, pelas ruas do Rio de Janeiro, no bairro do Catete. D2 usava uma camisa de uma banda de hardcore e Skunk, artesão e vendedor de camisetas derock, deu início a um diálogo que daí nasceu a amizade e vocação. Skunk falava de música todo o tempo e nesse momento D2 resolveu que queria ser músico. Originalmente, a banda era para ser de rock, mas nenhum deles sabia tocar qualquer instrumento, por isso optaram pelo rap. O nome da banda foi tirado da revista americana High Times, especializada em cannabicultura, ou seja sobre o cultivo de maconha, e Hemp que, na língua inglesa, significa cânhamo. Esta estratégia de colocar o nome na língua inglesa não foi muito bem-sucedida, pois poucos anos mais tarde o grupo inteiro foi preso por apologia às drogas.

Porém eles não ficaram limitados musicalmente ao rap, logo vieram se juntar a Marcelo D2 e Skunk, Rafael Crespo, Bacalhau e Formigão, trazendo para o Planet Hemp guitarra, bateria e baixo, fazendo com que as letras de rap de Marcelo D2 e Skunk recebessem um ritmo totalmente novo e original, batizado pela banda por "Raprocknrollpsicodeliahardcoreragga" devido a enorme mescla entre a psicodelia dasguitarras, o rap dos vocais e as outras diversas influências musicais da banda. Registraram somente uma única fita demo e seguiram o circuito alternativo em apresentações no Rio de Janeiro, São Paulo,Belo Horizonte, Curitiba e em festivais como o Juntatribo (Campinas) e Superdemo. A morte de Skunk, em decorrência da AIDS em 1994, quase decretou o fim do grupo. Mas BNegão, que era presente em todos os concertos, assumiu o outro vocal. A banda conseguiu um contrato com a Sony Music (Superdemo / Chaos) de Elza Cohen e gravaram três álbuns: Usuário (1995), Os Cães Ladram mas a Caravana não Para (1997) e A Invasão do Sagaz Homem Fumaça (2000).

FORMAÇÃO:
Marcelo D2 - vocal
BNegão - vocal
Rafael Crespo - guitarra
Formigão - baixo
Pedro Garcia - bateria
Zé Gonzales - DJ

DISCOGRAFIA:
1995 - Usuário
1997 - Os Cães Ladram mas a Caravana não Para
2000 - A Invasão do Sagaz Homem Fumaça

PS: Sem dúvidas uma das mais importantes bandas de rock nacional de todos os tempos, quem se mete a entender de Rock "brazuca" tem por obrigação conhecer toda discografia dos caras.
pode ouvir sem medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário