quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Bons Livros....(38)


QUANDO SURGEM OS SUPER-HERÓIS

Roberto Guedes (2004)

Desde a charmosa Era de Ouro, nos anos 40, passando pelo período de "caça as bruxas" na década de 50, até o renascimento deles na Era de Prata, durante os turbulentos anos 60. Um livro cheio de depoimentos, histórias de bastidores e centenas de imagens raras e inéditas em publicações brasileiras.

Entre outras curiosidades, o leitor vai ficar sabendo que sete anos antes de Batman estrear nas páginas de Detective Comics, em 1939, um sujeito chamado Frank Foster disse ter criado um justiceiro mascarado muito parecido com o cruzado embuçado e oferecido a idéia para "algumas pessoas" em Nova York.

E que Stan Lee, antes de ficar famoso com a criação do Quarteto Fantástico e Homem-Aranha, debateu várias vezes com Fredric Wertham (autor do livro Sedução do Inocente) em transmissões de rádio, e também que, de tanto desenhar as aventuras de Batman, Bob Kane, chegava a ter hemorragia nasal!

Estas e outras histórias fazem parte do livro de Roberto Guedes, Quando Surgem os Super-Heróis (formato 21 x 28 cm, 96 páginas).

O livro determina e delimita as "eras" dos comic books; a influência (e as inspirações) dos criadores e seus personagens maiores, os super-heróis - que há muito, deixaram de ser mitos norte-americanos, invadindo decisivamente, o imaginário popular mundial.

PS: Um petardo editorial que registra as histórias daqueles que ajudaram a construir – com muito suor, lápis e imaginação – a fábrica de sonhos que é o mercado americano de comic books. Ao ler Quando Surgem os Super-Heróis, você correrá o risco de voltar a ser criança, e lembrar – para sua surpresa – que “impossível” é uma palavra que não está no gibi...

Nenhum comentário:

Postar um comentário