sexta-feira, 22 de março de 2013

Bandas Boas que conheço...(100)


SODOM

É uma banda alemã de thrash metal formada em 1981 por Tom Angelripper. Juntamente com Kreator e Destruction forma a trio do thrash metal alemão. Certamente uma das bandas mais influenciadoras do estilo, sendo influência, inclusive para muitas bandas de death metal.

No iníco da carreira, o Sodom tinha um som mais voltado ao black metal, mas a partir de 1987 com o Persecution Mania, a sonoridade da banda tornou-se puro thrash.

O Sodom surgiu no início da década oitentista, criado por Tom Angelripper (baixo, voz), Aggressor (voz, guitarra) e Witchhunter (bateria), jovens músicos alemães que reuniam a inspiração de bandas como Motörhead, Tank, Raven e Venom para criar as suas primeiras composições. A estréia foi o EP "In The Sign Of Evil", de 1984. Na sequência, o trio lançou "Obsessed By Cruelty" (1986), que marcou a saída de Aggressor. Para seu lugar veio Grave Violator e, mais tarde, Frank "Blackfire" Gosdzik.

Com o thrash metal vivendo seu período áureo, o Sodom não diminuia o ritmo de produção, lançando um disco após outro. Logo em 1987 saiu "Persecution Mania", que manteve as letras voltadas para temas relativos à guerra e artes negras. Produzido por Harris Jhons, o álbum trouxe um som poderoso e viria a se tornar um dos maiores êxitos comerciais do Sodom, além de ser considerado um clássico do gênero.

A banda viajou por toda a Europa com o Whiplash e, desta tour, surgiu "Mortal Way Of Life" (1988), o primeiro álbum duplo ao vivo da história do thrash metal mundial. No ano seguinte, "Agent Orange" deu mais um impulso na carreira do Sodom. O single "Ausgebombt", fez do trio o primeiro grupo thrash a entrar nas paradas musicais da Alemanha. Durante a tour de "Agent Orange", o Sodom teve o brasileiro Sepultura como suporte, em uma excursão que entrou para a história com vários conflitos entre os integrantes das duas bandas.

Gosdzik deixou o Sodom para entrar no Kreator em 1990 e, em seu lugar, entrou Michael Hoffman. As tours se tornaram cada vez mais constantes, com o Sodom se apresentando em países onde nunca havia tocado antes, como Japão e Brasil.

Ainda em 1990, a banda lançou "Better Off Dead". "Tapping The Vein'" (1992) marcou a entrada do guitarrista Andy Brings, mas também o término do ciclo do baterista Chris Witchhunter, que se afastou da banda. Seu substituto, Atomic Steif (ex-Living Death), entrou para gravar o EP "Aber Bitte Mit Sahne", que chegou às lojas em 1993. Steif permaneceria no cargo por mais dois anos, tendo participado dos álbuns "Marooned Live" (1994) e "Masquerade In Blood"(1995), que contou ainda com Strahli nas guitarras, substituindo Brings, que saiu do Sodom após "Marooned Live".

Em 1996, é lançado "Ten Black Years", coletânea com os maiores sucessos do trio. Um novo trabalho inédito somente em 1997, com "'Til Death Do Us Unite". Seu sucessor foi "Code Red", de 1999, seguido por "M-16", gravado em 2001 por Tom Angelripper, Bobby Schottkowski (bateria) e Bernemann (guitarra). Este disco marcou o retorno do Sodom em alto estilo, novamente abordando a temática de guerras, e tornando-se assim, um dos melhores lançamentos em termos de thrash metal do ano de 2001. O álbum ao vivo duplo "One Night In Bangkok" é lançado em 2003.

O lançamento conseguinte, auto-intitulado (de 2006), é aclamado por seus fãs. Faixas como "Blood On Your Lips" e "City of God" se destacam.

Em 2007, Tom chama Grave Violator e Witchhunter para uma reunião, e gravam o CD "The Final Sign of Evil" (2007, SPV). Esse disco contém a regravação do primeiro EP, "In The Sign of Evil", além de faixas inéditas, criadas por eles em 1984, mas que não haviam sido já gravadas por causa da gravadora da época.

Em 2010, após muito tempo sem novas músicas, sai "In War and Pieces".

Depois de 13 anos com a mesma formação, o Sodom troca de baterista: em 9 de dezembro de 2010, Makka (Markus Freiwald) entra na banda.

O novo álbum da banda chama-se Epitome of Torture e será lançado em 29 de abril de 2013.

FORMAÇÃO:
Tom Angelripper (Thomas Such) — vocal, baixo
Bernemann (Bernd Kost) — guitarra
Makka (Markus Freiwald) — bateria 

DISCOGRAFIA:
1986 - Obsessed by Cruelty
1987 - Persecution Mania
1989 - Agent Orange
1990 - Better off Dead
1992 - Tapping the Vein
1994 - Get What You Deserve
1995 - Masquerade in Blood
1997 - 'Til Death Do Us Unite
1999 - Code Red
2001 - M-16
2006 - Sodom
2007 - The Final Sign of Evil
2010 - In War and Pieces
2013 - Epitome of Torture

Ps: Veteranos do Metal Pesado, mas que tem muito ainda a dizer. Os caras do Sodom são fieis ao Thrash e estão na ativa a muito tempo, eu indico os discos "1986 - Obsessed by Cruelty","1989 - Agent Orange","
1995 - Masquerade in Blood", "2006 - Sodom". 
Pode ouvir sem medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário