sexta-feira, 26 de abril de 2013

Bandas Boas que conheço....(104)


BLUR

É uma banda inglesa de rock alternativo. Formada em 1989, em Londres, o grupo é formado pelo vocalista Damon Albarn, o guitarrista Graham Coxon, o baixista Alex James e o baterista Dave Rowntree.

Liderou uma verdadeira renovação do rock no Reino Unido, o chamado britpop, se firmando como uma das mais importantes bandas década de 90, que abriu caminho para o sucesso de muitas outras bandas como Elastica, Pulp, Supergrass e até Oasis.

No início da carreira, começou com uma sonoridade não muito distante dos grupos que dominavam a cena britânica da época, misturando o rock psicódelico e dançante do Stone Roses e outros da eraMadchester, com as guitarras e a introspecção de bandas como o My Bloody Valentine, que fazia o estilo "shoegazer".

Com o andamento de sua carreira, o Blur desenvolveu o seu próprio estilo, resgatando elementos da música britânica, inspirado por, entre outros , The Kinks, Beatles e The Specials. Bandas comoPavement e Pixies também apresentam traços na música do Blur.

2012 foi um grande ano para os Blur, embora as duas canções lançadas Under the Westway e The Puritan tenham tido pouca atenção das rádios e paradas, mesmo que primeira tenha sido considerada a terceira melhor canção do ano pela NM , foram duas canções que agradaram Damon Albarn e Graham Coxon, além do aparente contentamento interno, os shows tiveram sucesso e vendas instantâneas. Com dois dos membros afastados do mundo musical, sendo eles Alex James e Dave Rowntree, tendo o primeiro se tornado fazendeiro e produtor de queijos e o segundo finalmente realizado o sonho de se tornar advogado e ensaiando uma carreira política , este parecia ser mesmo o fim.

No entanto, em 2013, surpreendentemente, o Blur anunciou seu retorno aos shows. Inicialmente foram aunciados somente festivais, incluindo o famoso Coachela nos Estados Unidos e outros diversos festivais na Europa e um no México. Logo após, foram marcados shows próprios na Ásia e no também no México. A extensa lista de shows deu margem a especulações de um novo album, porém esta hipótese não é confirmada.

FORMAÇÃO:
Damon Albarn (Vocal)
Graham Coxon (Guitarra)
Alex James (Baixo)
Dave Rowntree. (Bateria)

DISCOGRAFIA:
Leisure (1991)
Modern Life Is Rubbish (1993)
Parklife (1994)
The Great Escape (1995)
Blur (1997)
13 (1999)
Think Tank (2003) Parklive (2012)

Ps: Banda inglesa de grande valor, rivalizavam com o Oasis nas paradas britânicas nos anos 90, eu recomendo os discos  Modern Life Is Rubbish (1993), Parklife (1994),The Great Escape (1995)
Blur (1997).
Pode ouvir sem medo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário