sexta-feira, 25 de março de 2011

biografias (6)


KEVIN SMITH.

Red Bank, Nova Jérsei, 02 de agosto de 1970.
Ator, diretor, roteirsta de quadrinhos e cineasta americano.

Os filmes de Smith geralmente se passam na sua cidade natal, Nova Jérsei, e são cheios de referências à cultura pop, em particular à quadrinhos e Star Wars. Muitos dos filmes de Smith fazem parte do "View Askewniverse" e contam com as presenças dos personagens Jay e Silent Bob, o último interpretado pelo próprio Smith.

Kevin Smith nasceu e cresceu em Nova Jérsei, local que se tornou palco de todos seus filmes. Filho de uma dona de casa, Grace e de Donald Smith, ele tem dois irmãos, Virginia e Donald Smith Jr. Foi criado na religião Católica, tendo estudado na escola regional Henry Hudson em Highlands e posteriormente na The New School de Nova York e na Vancouver Film School. Atualmente é casado com Jennifer Schwalbach Smith, com quem tem uma filha, Harley Quinn.

Seu primeiro trabalho foi em Mae Day: The Crumbling of a Documentary, de 1992, mas somente com O Balconista em 1994, que conseguiu fama. Este filme foi filmado na loja em que trabalhava e com ele ganhou o prêmio mais importante do Festival de Sundance em 1994. Devido ao grande sucesso de O Balconista, o diretor deu sequencia a seu trabalho com Barrados no Shopping, de 1995. No elenco, Smith reuniu amigos e estrelas como Ben Affleck, Jason Lee e Joey Lauren Adams, que foi a inspiração para o seu terceiro filme Procura-se Amy.

Seus trabalhos posteriores também fizeram muito sucesso, ganhando alguns prêmios independentes em festivais. Uma de suas características é a de utilizar com frequência os mesmos atores, em especial Jason Lee, Ben Affleck, Joey Lauren Adams, Jason Mewes, Matt Damon, Walter Flanagan, Jeff Anderson, Ethan Suplee, Brian O'Halloran, Scott Mosier, além das participações dele mesmo como o personagem Silent Bob.

Outras paradas:

Exercendo suas outras funções, escreveu roteiros para o filme Demolidor e até mesmo um novo filme para o Super Homem, projeto que não foi para frente. Possui uma loja de quadrinhos, administra sua produtora a View Askew Productions, escreve artigos para a revista Arena e pequenos filmes para o show de Jay Leno. Foi produtor executivo do filme Gênio Indomável, de 1998, ajudando seus amigos Matt Damon e Ben Affleck a realizar o filme e pela divulgação. O filme recebeu o Oscar de melhor roteiro, que muitos atribuem ser de Kevin Smith. Como roteirista de quadrinhos, escreveu histórias do Demolidor (série que daria início ao selo Marvel Knights), sendo que o melhor arco de sua fase no Demolidor foi "Diabo da Guarda". Inclui também seus filmes O Balconista, Dogma e Bluntman e Chronic, quadrinho criado no filme Procura-se Amy, e a reformulação do Arqueiro Verde (série premiada "Ano Um") (DC Comics).

Filmes:

PS: Um verdadeiro génio que exalta a cultura pop em todos os seus trabalhos

Nenhum comentário:

Postar um comentário