quinta-feira, 10 de março de 2011

bons livros..... (6)


'On the Road' (Pé na Estrada)
Jack kerouac (1951).

É uma das obras mais importantes de Jack Kerouac. Lançada em 1951 lança alguns dos pilares da cultura Beat, ou também chamada Beatnic. Também projeta sobre uma fase confusa da história americana, onde os jovens, avassalados pela II guerra, buscam uma conduta social de negação, liberdade, fusão da negligência dos modelos americanos tradicionalistas. Na contra mão dos modelos gerais americanos, no auge do consumo e das formas naturais da revolução cultural, a geração Beat navega nos primórdios basilares da contracultura, que operaria com toda intensidade a partir da década de sessenta. A noção de andarilho, descortinando a miséria americana, não com foco social, mas ampliando as grandezas dos confins americanos, suas belezas naturais, históricas e culturais, por meio de uma ótica atordoada, acolchoada pela visão ébria e inebriada da bebida e das drogas.
A obra construída sobre, basicamente, as viagens loucas de Dean Moriaty e Sal Paradise, o alter ego do próprio autor. De carro, ônibus ou trem, Sal vaga perdido, em alta velocidade, com pressa de viver, ensandecido pela vontade de libertar-se das amarras da falsa sociedade americana, calcada e recalcada pela plataforma social da década de 50.
Ler On the Road é perpetuar uma atitude que se basta a si mesma: a rapidez da linguagem da obra é a própria ansiedade de viver, de deslocar-se, móvel, sobre a eternidade do tempo mínimo, do lapso de vida que há no movimento, nas formas passando pela janela. Visões de um país continental constroem um ambiente que não para, polimorfo, ele se reitegra e desintegra diante dos olhos do leitor.

PS: "On the Road" é um marco literário na definição de juventude e rebeldia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário