sexta-feira, 28 de setembro de 2012

Bandas Boas que conheço ....(84)


ZUMBI DO MATO

É um grupo de rock experimental formado no Rio de Janeiro em 1989. Sua formação original: Lois Lancaster (vocal), Marlos Salustiano (teclado), Zé Felipe (baixo) e Bernardo Carvalho (bateria). Atualmente consiste de Lois Lancaster, Gustavo Jobim (teclado) e Sandro Rodrigues (bateria). Até 2010, lançaram três álbuns de estúdio e um ao vivo. A banda, apesar de ter passado por diferentes formações, manteve um estilo incomum. Isto colaborou para que o Zumbi do Mato mantivesse um grupo fiel de fãs e se estabelecesse como uma das mais importantes bandas do cenário alternativo carioca.

Zumbi do Mato é conhecido por suas letras, caracterizadas por uma insólita e bem-humorada fusão de erudição filosófico-literária e banalidade (gírias, palavrões,kitsch em geral). Algumas de suas músicas mais conhecidas são O Alien Que Veio Pro Espaço, Potinho De Anhanha, Tiroteio Do Esqueleto Sem Cabeça, Buraco Do Jabor, O Espírito Do Rato e Primo Pobre Do Kassin.

A sonoridade da banda é peculiar graças à combinação dos mais diversos gêneros musicais (Punk, Jazz, Reggae, MPB, música erudita) e sobretudo graças à não utilização da guitarra, que normalmente é o instrumento principal numa banda de rock. Os instrumentos são bateria, baixo, teclado e voz, além de um trombone em algumas músicas. Embora a maioria das canções tenham duração média de apenas 2 minutos, costumam ser expandidas nas apresentações ao vivo, através de novos arranjos e improvisações.

A banda ganhou notoriedade no início dos anos 1990 quando seus primeiros lançamentos, as fitas cassete intituladas Zumbi do Mato e Macacomóvel, ganharam o país através de cópias piratas. O grupo fez shows em cidades como Campinas, São Paulo, Salvador, Ubá e Curitiba. O fenômeno chamou a atenção de BNegão (Planet Hemp), que convidou o grupo para participar de sua gravadora, Qualé Maluco Records.

Desta parceria surgiu o primeiro álbum, Menorme, lançado em CD em 1998, no qual encontram-se fundidas influências artísticas as mais diversas: das estéticas Beat e Trash (William Burroughs, Ed Woode o ruidismo etílico de Tom Waits) via Zé Felipe (baixista), até o rock progressivo (Frank Zappa, King Crimson + Arrigo Barnabé) via Lois Lancaster (vocalista); do Freejazz e da música erudita contemporânea (Ornette Coleman, Iannis Xenakis, John Cage, Philip Glass) via Marlos Salustiano (tecladista), até a MPB, o Afro-beat e a Motown (Jards Macalé, Fela Kuti, Stevie Wonder) via Bernardo Carvalho (baterista).

O disco apresentou uma mistura de canções curtas e vinhetas sonoras cômicas, com alta variedade melódica e temática; contrastando com essa estrutura fragmentária, a última faixa, As Primeiras Células da Vida, tem 20 minutos de duração. Este padrão foi seguido por todos os álbuns de estúdio seguintes. Menorme reúne muitas das músicas mais conhecidas do grupo, como O Alien Que Veio Pro Espaço, Potinho de Anhanha, Amado Sanduíche, Zumbi do Mato, Mongo, Travestibular e Pagando Mico.
Vale lembrar que em 1995, o Zumbi participou do programa LADO B NO VERÂO, da MTV (então ancorado pelo VJ Fábio Massari), no qual além de uma entrevista, teve a oportunidade de tocar 2 canções de seu repertório e, ao final, fazer uma jam com as bandas Dash e Planet Hemp.
Menorme rendeu reações positivas como: "[Zumbi do Mato é] a banda mais importante da música popular brasileira" (Rogério Skylab) e "[Menorme] é o ponto de convergência de diversos aspectos do pop carioca, uma das 25 pedras fundamentais do indie brasileiro" (Alexandre Matias). Ainda no mesmo ano, o grupo participou da 4ª edição do conceituado festival Goiânia Noise.

FORMAÇÃO:
Lois Lancaster (vocal)
Gustavo Jobim (teclado) 
Sandro Rodrigues (bateria)

DISCOGRAFIA:
1998 - Menorme
2000 - Pesadelo na Discoteca
2005 - Adorei a Mesinha
2008 - Toma, Figurão 

PS: Banda experimental, verdadeiros batalhadores do underground nacional...O Zumbi do Mato é uma daquelas bandas que podemos dizer "Porra como não ouvi isso antes...", os caras são geniais, com letras marcantes e performances intrigantes os caras continuam na batalha...Eu sinceramente recomendo toda a discografia da banda... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário