quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Bons Livros.....(82)


CASANOVA- MUITO ALÉM DE UM SEDUTOR.

IAN KELLY....................(2008)

Seguindo a estrutura de uma ópera, o livro revela em cada ato uma diferente faceta do rico personagem, que além de estudar para ser padre, trabalhou como violinista, foi soldado, curandeiro, alquimista, bibliotecário, e ainda ganhou - e perdeu - fortunas como homem de negócios. Casanova escreveu que a história de sua vida só poderia ser compreendida no ano de 2230, tal o teor libertário de sua conduta. Mas o autor mostra como essa ousadia - por vezes confundida com perversão - deve ser interpretada antes como produto de uma observação das ilusões próprias da época. 

Ps: Além de ter amado, em suas próprias contas, de 122 a 136 mulheres no auge da vida, Giacomo Casanova foi padre, violonista, soldado, bibliotecário e curandeiro. Além de miserável e milionário culto traduziu a Ilíada e colaborou com a obra Dom Giovanni de Mozart. Descrevendo o lado sedutor de Casanova.
O escritor inglês Ian Kelly mergulha no mundo deste veneziano que encantou entre outras Madame Pompadour, Catarina a Grande e Voltaire.   


Nenhum comentário:

Postar um comentário