O TRAIDOR - A VERDADEIRA HISTÓRIA DA MÁFIA AMERICANA.
JIMMY BRESLIN..............(2008)
Depois de The Gang that Couldn’t Shoot Straight (A Gangue que não Conseguia Atirar Direito), o vencedor do Prêmio Pulitzer Jimmy Breslin volta a contar histórias mafiosas no livro O Traidor – A Verdadeira História da Máfia Americana.
Ler 'O traidor' é como olhar pelo buraco da fechadura para pessoas e lugares que definiram a Máfia nos Estados Unidos - personagens do crime organizado interligados com o próprio traidor, Burt Kaplan, testemunha principal no julgamento de dois policiais apontados como matadores em oito execuções de gangues.
Cronista de Nova Iorque, o autor, nascido no bairro do Queens e criado nas mesmas ruas freqüentadas por chefes da organização criminosa como John Gotti e Vito Genovese, narra de forma direta e envolvente episódios reais vividos por personagens do crime organizado relacionados com o “traidor” que dá título ao livro: Burt Kaplan, que se identifica ao leitor já no primeiro parágrafo do prólogo: “Estou beijando o espelho. Faço isso para me ver beijando como se deve, sem língua e sem saliva. É assim que eu adentro o clube e beijo todos eles na face como melhor me parece. Isso é a Máfia. A gente se cumprimenta beijando. Não apertamos as mãos. A gente se beija”.
PS: O autor é um jornalista veterano, que ganhou fama nos anos 60, quando escreveu a biografia da Mafiosa "Mama" Gallo. Desta vez, Breslin segue a um julgamento de 2006, que tinha como testemunha chave Burton Kaplan, o personagem que da título ao livro. Para deixar a leitura mais agradável o autor coloca nas paginas fatos da Máfia dos anos 50/80.
Nenhum comentário:
Postar um comentário