quinta-feira, 21 de abril de 2011

bons livros..... (11)


A IDADE DA RAZÃO.

Jean Paul Sartre (1945)

O primeiro da trilogia "Os caminhos da Liberdade".

O romance se passa em Paris, nos anos 30 e conta a historia da vida de Mathieu, um professor de filosofia, que sai em busca de um dinheiro para financiar a realização de um aborto em sua amante (Marcelle), em 3 dias vários personagens e suas ações são analisados, e as percepções e observações são recolhidas para dar ao leitor um detalhado retrato do personagem principal.

A obra mostra claramente a noção existencialista sartreana e o perfil psicológico dos personagens - tomando decisões importantes para suas próprias vidas. Demonstra ainda como a concepção de Sartre sobre liberdade está intrinsecamente ligada à existência humana, sendo o alvo final desta existência.

Enquanto a novela progride, a narrativa do personagem expõe conceitos de Sartre sobre o que significa estar livre e como se opera no âmbito da sociedade com esta filosofia. Este romance é uma representação imaginária de seus trabalhos filosóficos principais (O ser e o nada) onde se alcança a liberdade suprema com o nada, ou, mais precisamente, sendo nada.

O autor cria uma atmosfera e um enredo envolvente dentro da noite da capital francesa, sua relação com seus alunos e muito bem abordada, mostrando que as relações entre pessoas de níveis diferentes é possível.

Ao se ver contrariado no final do romance o quando Marcelle desiste da ideia do aborto o próprio Mathieu sente falta de sua outra paixão, e acreditar ter chegado na "Idade da razão"

PS: Um bom livro que li na faculdade, o autor e um génio do Existencialismo, mostrando neste romance ideias reais a serem debatidas sobre a sociedade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário