sexta-feira, 6 de maio de 2011

Bandas Boas....... (que conheço) (14)


NOFX

É uma banda norte-americana de punk rock californiano/hardcore melódico formada por Erik Sandin (bateria), Eric Melvin (guitarra) e Mike Burkett (a.k.a Fat Mike baixo e vocal) em 1983. O som da banda é diverso, utilizando elementos de skate punk, ska punk e hardcore punk. Suas canções geralmente abordam temas como política, sociedade, racismo, a indústria da música e religião, com doses humorísticas.

Em 1985 assina com a gravadora Mystic Records pela qual lança vários singles e EP. Divergências com a gravadora levaram a banda a mudar para a Epitaph Records (que pertence ao guitarrista do Bad Religion, Brett Gurewitz) e ao mesmo tempo Fat Mike cria o seu próprio selo Fat Wreck Chords.

O nome NOFX teve origem numa outra banda punk chamada Negative FX. Baseada nisso, a banda decidiu compor o nome com No FX (No Effects - Sem Efeitos), pois o som da banda não possuía nenhum efeito sonoro, extremamente comum nas músicas da década de 1980.

A partir de 1986, Fat Mike torna-se também vocalista da banda e em 1991 surge El Hefe como segundo guitarrista, formação que se mantém até hoje. Com a entrada de El Hefe alterou-se a sonoridade, passando a ter elementos de ska.

A banda consegue pela primeira vez notoriedade nos Estados Unidos em 1991 com o álbum "Ribbed". O sucesso veio em 1992 com o álbum "White Trash, Two Heebs And A Bean", repetindo a proeza dois anos mais tarde com o álbum "Punk In Drublic" que é até hoje o maior recorde de vendas da banda, com mais de um milhão de cópias vendidas. A MTV começou então a pedir vídeos e as grandes gravadoras ofereciam contratos, mas os músicos mantiveram os seus príncipios e recusaram as ofertas.

Em 1996 é lançado o álbum "Heavy Petting Zoo" com uma sonoridade ligeiramente diferente, mesmo assim conseguindo atrair o público. O álbum "So Long and Thanks for All the Shoes" de 1997 volta às origens e inclui elementos ska, sendo considerado o melhor álbum pelos próprios membros da banda, embora não consiga repetir o sucesso dos álbuns anteriores. Com "Pump Up The Valuum" (2000) surge um trabalho sem qualquer influência ska.

O álbum seguinte, "War on Errorism" (maio de 2003), é lançado pela Fat Wreck Chords criticando a presidência de George W. Bush. Em 2004 surge o Best-of intitulado "The Greatest Songs Ever Written (By Us)" editado pela Epitaph. Em 2006, lançaram, também pela Fat Wreck Chords o álbum Wolves in Wolves' Clothing, com um foco menor em questões políticas e maior contra as religiões.

Recentemente o NOFX lançou o álbum "Coaster" e dois eps "Cokie the Clown" e "My Orphan Year", a sonoridade da banda é a mesma abordando temas políticos, religiosos e algumas experiências de vida do vocalista Fat Mike, a música "My Orphan year" ou "Meu ano Orfão" aborda um lado mais pessoal do baixista, na qual relata o ano em que perdeu seus pais.

FORMAÇÃO:

Erik Sandin - Bateria (1983 - 1985, 1986 - Atualmente)
Eric Melvin - Guitarra, acordeão e vocal (1983 - Atualmente)
Fat Mike - Vocal e baixo (1983 - Atualmente)
El Hefe - Guitarra, trompete e vocal (1991 - Atualmente)

DISCGRAFIA:
Liberal Animation 1988
S&M Airlines 1989
Ribbed 1991
White Trash, Two Heebs and a Bean 1993
Punk in Drublic 1994
I Heard They Suck Live!! 1995 (LIVE)
Heavy Petting Zoo 1996
So Long and Thanks for All the Shoes 1997
Pump Up the Valuum 2000
The War on Errorism 2003
Wolves in Wolves' Clothing 2006
They've Actually Gotten Worse Live! 2007
Coaster 2009

PS: Uma das bandas que me acompanha desde a minha já longínqua e saudosa adolecência. Critica em todos os pontos essa e a chamada banda de protesto. Indico o disco Punk in Drublic
(1994)
que embalou quase todo meu segundo grau. Coaster (2009) é o disco sério da banda.
Porrada nos ouvidos e foda-se a surdez....

Nenhum comentário:

Postar um comentário