quinta-feira, 5 de maio de 2011

bons livros..... (13)


SATANÁS
Mario Medonza (2002)

É uma obra dura, realista, violenta, mas de tal forma arrebatadora, que não deixa ninguém indiferente. Escrita com raiva e energia, transporta o leitor para um mundo de trevas que, contudo, é bem real. A ação decorre em Bogotá e recorda um momento verídico: um ex-combatente do Vietnam e estudante de literatura (colega do autor) em 1986 assassinou mais de vinte pessoas e suicidou-se num dia de loucura absoluta. Neste romance Mario Mendoza conta-nos não só o caso desse seu estranho parceiro de estudos, mas também outras histórias (saídas da sua fervilhante imaginação) onde as personagens vivem no limite entre o Bem e o Mal, antes de entrarem numa irreversível espiral de maldade que as levará por uma descida aos infernos. Temos uma jovem que quer sair da pobreza a todo o custo, embora sem cair na tentação do pecado da prostituição; temos um pintor que descobre nos seus retratos as doenças dos seus retratados; temos o tal estudante de literatura.

Ao longo do livro, estas três histórias seguem independentes até se cruzarem apenas no final arrepiante que Mario Mendoza delineou.
Um livro imprescindível pela sua coragem e honestidade e também, claro, por estar muito bem escrito e estruturado, o que lhe valeu o prestigiado Prémio Seix Barral de 2002 em Espanha.


PS
: Estupro, assassinato, possessão demoníaca, matricídio, infanticídio, sadismo, luxúria, arrogância, ganância, prepotência. Satanás é um livro de cenas fortes. Tem de ser, pois para falar sobre o Mal nada melhor que mostrá-lo em todas as suas facetas. E mostrando o que há de pior no comportamento humano, o escritor colombiano Mario Mendoza levanta sutilmente diversas questões: De onde vem o Mal? Seria ele uma provocação de um ser espiritual invisível, uma capacidade latente em todo ser humano ou ainda os atos alheios vistos sob uma ótica particular? Nós o provocamos ou ele nos provoca? Se a procura pelas respostas a estas indagações já seria interessante por si só, quanto mais demonstrá-las, indo além da discussão meramente filosófica ou teológica, no cotidiano de um padre, um pintor, uma golpista e um ex-soldado. Pessoas que passaram por situações que poderiam ocorrer com o leitor, pois ninguém está imune ao que acontece (de ruim) na ficção, quando esta imita a vida real.

RECOMENDO......

O FILME TAMBÉM E UMA OBRA PRIMA.....

Nenhum comentário:

Postar um comentário