sexta-feira, 6 de abril de 2012

Bandas boas que conheço....(60)



PERIFERIA S.A

É uma banda de Punk Rock de São Paulo, formada na Vila Piaui na periferia paulista.
Os caras são a formação original de outra grande banda brasileira o Ratos de Porão (R.D.P), a tematica das letras continua a mesma: Subversão social.
Nas palavras de Jão;
 “Nós criamos o RATOS DE PORÃO em novembro de 81, depois de ir num encontro punk que rolou com umas bandas da época, como Inocentes, Olho Seco e Cólera”, “A gente já tinha idéia de montar a banda desde 1980, mas não tínhamos instrumento, não tínhamos nada. A primeira bateria nós compramos em uma igreja de crente, depois descolamos baixo e guitarra.”
Essa formação tocou em vários shows e festivais históricos da época, mas não durou muito pois Betinho saiu da banda, li em algum lugar, muito tempo atrás, que ele `teve` que sair da banda pois se casou com apenas 16 anos, e a pressão das famílias (dele e da esposa) foram grandes em cima dele, aquele velho lance da `tradicional família brasileira`, esse negócio de banda de rock não dá dinheiro, você tem que cuidar da sua mulher, blá blá blá ad nauseam, eterno.....
Jão e Jabá acharam outro batera e continuaram sua caminhada no underground, com a entrada de João Gordo nos vocais o R.D.P escreveu de maneira definitiva seu nome no punk nacional.
Muita água passou por baixo da ponte, Jabá foi `saído` da banda por volta de 1993 e Jão continuou firme no seu posto de único membro `carteirinha 00` do R.D.P.Sempre que era perguntado sobre o paradeiro dos outros membros originais do R.D.P Jão dizia que eles estavam bem, mas afastados da música, então foi uma surpresa quando em 2004 eles decidiram fazer alguns shows com o nome de Ratos da Periferia, tocando apenas músicas da formação original.
A princípio a banda só tocava em festas de amigos e fazia participações e aberturas em shows do próprio R.D.P, mas o negócio foi embalando e os veteranos decidiram montar uma banda para valer, o Periferia S/A!
Logo conseguiram um contrato com a Red Star Recordings, entraram em estúdio e gravaram 16 músicas próprias, 3 delas composições originais de 1982 que não foram gravadas pelo R.D.P na época, e 2 covers, `Reality`, do The Zeros, e `Wild Weekend`, do Chron Gen.
O disco foi lançado em 2005 e a banda fez vários shows pelo Brasil afora, sendo muito bem recebida por onde passou.

FORMAÇÃO:
Jão- Guitarra e Vocal
Jabá- Baixo
Betinho: Bateria

DISCOGRAFIA:
Periferia S.A (2005)

Ps: Por ser um projeto paralelo de Jão, o Periferia S.A, não tem ainda uma discografia grande, mas sim um disco seminal que faz voltar as raízes do Punk nacional, são musicas curtas que afloram resistência...
Ouça no Máximo.... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário