quinta-feira, 7 de junho de 2012

Bons Livros ...(67)



O ENIGMA DO CORONEL FAWCETT:  O VERDADEIRO INDIANA JONES


HERMES LEAL......(1996)

De forma sóbria e realista, Hermes Leal oferece ao leitor o cenário vivido pelo explorador – uma aventura embrenhada nas fronteiras brasileiras e na mata mato-grossense em contato com populações indígenas, sertanejos e fazendeiros. Seu protagonista percorreu a trajetória com obstinação e coragem. Esta se inicia no oriente, nos primeiros anos do século passado, onde o Coronel Fawcett desempenhou um papel de destaque a serviço do exército nas antigas colônias inglesas, dentre as quais o Ceilão.
O especialista em antropologia e topografia casou-se, teve três filhos e serviu na primeira Grande Guerra, mas seus planos estavam muito distantes do oriente. Budista, ele se convencera de que poderia encontrar uma civilização pré-histórica na América Latina, parecida com os Impérios Inca e Asteca. A partir de 1906 foi contratado para expedições de delimitação de fronteiras entre o Peru e a Bolívia e, daí em diante, nascia um dos exploradores mais famosos do século XX.
Seus feitos heróicos e suas investigações arqueológicas vêm acompanhados de descrições detalhadas das regiões nunca antes desbravadas pela ação do homem. A extensa pesquisa de Leal é baseada em arquivos, documentos e livros sobre as expedições de Fawcett espalhados na Europa, na Ásia e no Brasil, em cartas e artigos escritos pelo próprio durante suas jornadas, além de uma visita in loco.
Apesar de escrito com base na América Latina e no Brasil dos anos 20, as aventuras e as “imagens” narradas pelo autor continuam atuais e vigorosas, principalmente, ao abordar lendas das quais Fawcett ouvira falar e ainda continuam sendo objeto de culto entre os místicos. A narrativa combina as belas imagens das cordilheiras com passagens de feições assustadoras que descrevem as descidas em rios traiçoeiros, o silêncio da mata, o sofrimento, as privações, a fome e a espera de um iminente ataque indígena.
Para o Coronel, o desbravamento do continente também o levava para um novo mundo repleto de histórias do imaginário sertanejo, índios morcegos, animais exóticos, doenças tropicais, escravos e vestígios de civilizações superiores. A posse de uma estatueta de basalto com hieróglifos lhe servia de mapa para encontrar a Cidade Abandonada ou a “Misteriosa Z”, como ele a batizou, “construída em outros tempos, por gente mística além da nossa compreensão”.

PS:Em O enigma do Coronel Fawcett: o verdadeiro Indiana Jones,o escritor e jornalista Hermes Leal se dedicou a instigante tarefa de contar a biografia desse explorador, bem como as impressões sobre os lugares por onde passou. O livro detalha a determinação, a coragem e as dificuldades encontradas por Fawcett para alcançar o seu tão almejado sonho - o de descobrir vestígios de uma cidade desaparecida no Brasil Central, o que culminou com o seu desaparecimento em 1925. Fato até hoje envolto em um mistério que intriga pesquisadores e expedicionários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário