domingo, 27 de fevereiro de 2011

bons livros ......(4)


O Apanhador no Campo de Centeio. J.D Sailinger. 1951.

Brilhante narrativa de acontecimentos quase banais ocorridos com um adolescente, torna-se uma consistente crônica sobre a juventude deste século. Também uma prova da longa estrada que os jovens trilham (ainda hoje) para provar que tem uma voz e uma visão de mundo próprias.

"O Apanhador" narra um fim-de-semana na vida de Holden Caulfield, jovem de 17 anos vindo de uma família abastada de Nova York. Holden, estudante de um pomposo internato para rapazes, volta para casa mais cedo no inverno depois de ter levado bomba coletiva em quase todas as matérias. Na volta para casa, ao se preparar para enfrentar o inevitável esporro da família, Holden vai refletindo sobre tudo o que (pouco) viveu, repassa sua peculiar visão de mundo e tenta enxergar alguma diretriz para seu futuro. Antes de se defrontar com os pais, procura algumas pessoas importantes para si (um professor, uma antiga namorada, sua irmãzinha) e tenta lhes explicar a confusão que passa por sua cabeça.

Holden Caulfield e suas desventuras se tornaram precursores do mito da juventude rebelde - Holden contesta os mais velhos e não quer se tornar como eles, a quem considera farsantes.

Um belo livro que contribui com a formação do caráter de qualquer pessoa, recomendo muito essa leitura.
Apesar de ter sido escrito em 1951, é um livro bastante atual.
Com certeza é um livro que ineventou uma geração

PS: Mark Chapman, assasino confesso de Jonh Lennon carregava um exemplar desse belo livro.
com suas póprias palavras Chapman conta :" "Leia O Apanhador no Campo de Centeio e você descobrirá porque o fiz. Esse livro é meu argumento".

Nenhum comentário:

Postar um comentário