terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Livros bons (3)

bom lá vai.....
AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA.
1971 Eduardo Galeano
Trata se de uma profunda análise do periodo de dominação da América Latina pelos europeus (portugueses,espanhóis etc...) e depois pelos Estados Unidos, argumentando contra a exploração económica e a própria dominação politica e cultural.
Essa dita dominação em muitos casos foi violenta com o exterminio de muitos povos nativos das Américas e também com o finacimento de ditaduras militares.
É um livro de caráter esquerdista, mas vale sempre como leitura e um argumento muito bom para s entender os caminhos levados e seguidos por vários países do continente.
Chegou a ser proibido em vários países onde os governos militares chegaram ao poder(Chile,Argentina Uruguai). Texto contundente e embasado, do ponto de vista jornalístico algo como uma verdadeira obra prima.
A obra destaca atraves de um texto limpo e bom de se ler uma autentica indignação do autor com os genocídios cometidos em favor da religião e do progresso e também a podridão que o regime capitalista (dos EUA) tenta sempre mascarar.
Apesar de escrito em 71 e posteriormente aumentado em 78 continua sendo uma obra atual é acima de tudo um livro contestador, algo que se faz pensar.

ps: Foi essa bela obra que o Presidente Hugo Chávez presentou Barack Obama durante a realização da reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) realizada em Trinidad e Tobago em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário