
AS VEIAS ABERTAS DA AMÉRICA LATINA.
1971 Eduardo Galeano
Trata se de uma profunda análise do periodo de dominação da América Latina pelos europeus (portugueses,espanhóis etc...) e depois pelos Estados Unidos, argumentando contra a exploração económica e a própria dominação politica e cultural.
Essa dita dominação em muitos casos foi violenta com o exterminio de muitos povos nativos das Américas e também com o finacimento de ditaduras militares.
É um livro de caráter esquerdista, mas vale sempre como leitura e um argumento muito bom para s entender os caminhos levados e seguidos por vários países do continente.
Chegou a ser proibido em vários países onde os governos militares chegaram ao poder(Chile,Argentina Uruguai). Texto contundente e embasado, do ponto de vista jornalístico algo como uma verdadeira obra prima.
A obra destaca atraves de um texto limpo e bom de se ler uma autentica indignação do autor com os genocídios cometidos em favor da religião e do progresso e também a podridão que o regime capitalista (dos EUA) tenta sempre mascarar.
Apesar de escrito em 71 e posteriormente aumentado em 78 continua sendo uma obra atual é acima de tudo um livro contestador, algo que se faz pensar.
ps: Foi essa bela obra que o Presidente Hugo Chávez presentou Barack Obama durante a realização da reunião da Organização dos Estados Americanos (OEA) realizada em Trinidad e Tobago em 2009.
Nenhum comentário:
Postar um comentário