sexta-feira, 11 de maio de 2012

Bandas Boas que Conheço....(65)





BEASTIE BOYS

É um grupo de hardcore/hip-hop americano de Nova Iorque formada no ano de 1979. Os seus membros são Michael Diamond (Mike D), Adam Yauch (MCA) e Adam Horovitz (Ad-rock). Todos os três membros são de ascendência judaica.
Os Beastie Boys foram a primeira banda rap de brancos bem sucedida e um dos poucos projetos dos primeiros tempos do hip-hop que, ainda, granjeiam grande sucesso. O seu rap, influênciado pelo rock e punk, teve um impacto significativo em artistas, quer dentro, quer fora da cena hip-hop.
Em 4 de maio de 2012 o membro fundador Adam Yauch morreu de câncer da glândula parótida. Ainda não é claro se o grupo irá continuar ou não por causa disso.
Os Beastie Boys formaram-se em 1979, como banda punk rock, chamada The Young Aborigines. Em 1981 Adam Yauch (MCA) juntou-se ao grupo e mudou o nome para Beastie Boys. O nome "Beastie" significava, originalmente "Boys Entering Anarchistic States Towards Inner Excellence," (em português quer dizer algo como "Rapazes que incorporam estados de anarquia para a excelência interna") e as iniciais B.B. tentavam mimetizar a banda punk de Washington DC, Bad Brains. A formação original da banda consistia em Adam Yauch no baixo, Kate Schellenbach na bateria, John Berry na guitarra, e Michael Diamond na voz. A sua primeira actuação foi em casa de Berry, no 17º aniversário de Yauch.
A banda ganhou fama rapidamente e foram convidados pelos Bad Brains e pelos Reagan Youth em clubes como o CBGB e o Max's Kansas City, actuando na última noite destes. No mesmo ano, os Beastie Boys gravaram um EP Pollywog Stew nos 171A studios.
John Berry deixou o grupo (formando mais tarde os Thwig) e foi substituído por Horovitz — que tinha previamente tocado na banda punk The Young and the Uselessem 1983. A banda também compôs a sua primeira faixa rap, Cooky Puss, baseada paródia do grupo aos Carvel Ice Cream. Esta canção tornou-se num hit nos clubes de dança underground nova-iorquinos após a sua edição.
Os Beastie Boys são influentes na história da música, tanto no rock quanto no rap—seu sangue de gênero hip-hop and punk rock pode ser visto como precursor para os gêneros rapcore e nu metal do fim dos anos 1990, tais como Limp Bizkit e KoЯn. A banda também foi líder no uso de técnicas de amostras—com Paul's Boutique sendo notável pelo seu uso efetivo de amostras. A influência deste álbum pode ser vista no álbum de Beck em 1996 Odelay (também produzido pelos Dust Brothers).
A consistência nas paradas do Beastie Boys deve também ser percebida—eles tiveram quatro álbuns no top da parada da Billboard: Licensed to Ill, Ill Communication, Hello Nasty e To The 5 Boroughsdesde 1986. Poucos, se algum, dos contemporâneos do Beastie Boys conseguiram se igualar a este feito.
Ativismo dos caras: O trio assumiu postura política após o ataque terrorista às torres gêmeas do World Trade Center, em 11 de setembro de 2001. O primeiro disco pós-11/9, To the 5 boroughs (2004), que carrega no título uma referência aos cinco distritos de NY e na arte de capa um rascunho dos prédios, fazia menção direta ao momento vivido pelos Estados Unidos: críticas à administração do então presidente George W. Bush e uma intensa valorização dos habitantes da cidade, esboçada em An open letter to NYC (“Uma carta aberta à cidade de Nova York”, em tradução livre)

FORMAÇÃO:
Michael Diamond (Mike D) - Vocais e Bateria
Adam Yauch (MCA) - Vocais e Baixo
Adam Horovitz (Ad-Rock) - Vocais e Guitarra
Michael Schwartz (Mix Master Mike) - DJ

DISCOGRAFIA:
1986 - Licensed to Ill
1989 - Paul's Boutique
1992 - Check Your Head
1994 - Ill Communication
1998 - Hello Nasty
1998 - Love American Style EP
2003 - In A World Gone Mad
2004 - To the 5 Boroughs
2007 - The Mix-Up
2011 - Hot Sauce Committee Part Two
 
PS: É no mínimo curioso notar que três sujeitos brancos nascidos em berços de famílias nobres de Nova York e começaram a carreira como punks beberrões e arruaceiros, popularizaram o hip-hop de um jeito único.Com videoclipes hilários e revolucionários, riffs interrompidos por refrões funkeados e letras sem-vergonha, eles concentraram a cultura underground de Nova York e, por consequência, a cultura hip-hop em sonoridade e visual facilmente reconhecíveis: colagens cartunescas de rap, jazz e rock, roupas folgadas de ginástica, e canções tão grudentas quanto as baladas das casas noturnas. Indico os discos, Indico os discos Licensed to Ill (1986), Hello Nasty (1998), In A World Gone Mad (2003) e The Mix-Up (2007), na minha modesta opinião os melhores de uma discografia muito boa.
Pode ouvir sem MEDO.

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