sexta-feira, 18 de maio de 2012

Bandas Boas que conheço...(66)



NENHUM DE NÓS

É uma banda de rock brasileira do estado do Rio Grande do Sul fundada em 1986.

Sady Homrich e Carlos Stein se conheceram nos tempos da primeira série escolar, mais tarde, na quinta série, conhecem Thedy Corrêa. Tudo isso no colégiolasallista Nossa Senhora das Dores, na rua Riachuelo em Porto Alegre. Ali, bem perto do Theatro São Pedro, onde os garotos nem imaginavam, viveriam momentos importantes da futura carreira.
Thedy ganhou um violão aos quatorze anos, foi aluno de violão clássico do professor Afrânio. Carlos, com quinze anos, comprou sua primeira guitarra , juntamente com seu irmão, Thedy e outro amigo em comum formam um grupo folk batizado de Quarteto Jererê.
Na faculdade, Carlão foi um dos fundadores do grupo Engenheiros do Hawaii. Depois de dois shows, saiu para formar uma banda com os amigos Thedy e Sady, sendo que este tinha na faculdade um grupo de samba-de-raiz chamado "Grupo do Fadinho". Após decidirem formar a banda, Sady começou a ter aulas de bateria com o professor Thabba. O "bat-local" do ensaio era a garagem da namorada de Thedy e contava com: uma bateria improvisada, uma caixa emprestada, um violão convertido fazendo a vez de contra-baixo e uma guitarra (sim, a guitarra era de verdade, o que não evitava as pedras jogadas pelos vizinhos). Depois de algum tempo, ensaiavam quase todas as tardes no bar Bangalô, onde Sady trabalhava como músico. O espetáculo de lançamento do trio com o nome Nenhum de Nós foi no mesmo bar com um público de umas 80 pessoas entre amigos e parentes. Precisavam de um nome para a apresentação. Eles buscavam um nome que provocasse curiosidade e que denotasse algo em comum entre os três: Nenhum de Nós enxerga direito; Nenhum de Nós rodou na escola; Nenhum de Nós foi para o quartel" etc. De tanto se repetir ficou este o nome: NENHUM DE NÓS.
Já animando alguns bailezinhos de carnaval por aí, se preparavam para abrir um espetáculo do DeFalla na Sociedade de Amigos da Praia do Imbé (SAPI) e, devido a um imprevisto, se atrasaram. Isto fez com que o DeFalla iniciasse seu show e os meninos do Nenhum tocassem depois. O produtor e a banda, que acabou tocando antes, foram obrigados a esperar o show do Nenhum acabar pois eles utilizariam o mesmo equipamento de som. Antônio Meira, o produtor, gostou da música dos jovens e pediu uma "fitinha" demo, que enviou às gravadoras. E, com a imensa bagagem de uns seis shows, foram para a cidade de São Paulo para gravar seu primeiro disco, em junho de 1987.
O 1º disco do Nenhum de Nós, álbum homônimo, com 10 faixas, é lançado em 1987. Consagrando seu “carro-chefe”, “Camila, Camila”, seu clássico absoluto – canção mais executada em rádios no ano de 1988/89.
1989 foi o ano escolhido para receber o 2º disco do Nenhum de Nós, Cardume. Disco de vendagem expressiva e que levou a música do Nenhum aos quatro cantos do país. Com uma versão para a música de Dawid Bowie, “Starman”, fez o Brasil inteiro pular ao som de “O Astronauta de Mármore”. "Eu Caminhava" também foi bem executada nas rádios. Cardume vendeu 210.000 cópias, garantindo à banda seu primeiro disco de ouro.
Em 1990 foi lançado Extraño. "Quem busca caminhos, encontra-os.” Assim declara Luís Carlos Borges nesse que é o 3º álbum do Nenhum de Nós. O músico gaúcho deu o “ar de sua gaita” no decorrer do disco e vocais na faixa “Algo Que Não Se Pode Tocar”. O Nenhum, então formado por Thedy, Carlos e Sady, recebia ainda a participação do guitarrista, amigo e parceiro nas composições Veco Marques.
No ano de 1992 o Nenhum de Nós lança o disco Nenhum de Nós. Esse é o 4º disco de sua carreira. A música de trabalho Ao Meu Redor teve um clipe que levou o Nenhum De Nós ao Video Music Awards. Em 1994 lançaram o primeiro álbum ao vivo. Acústico ao Vivo foi gravado no Theatro São Pedro. O álbum vendeu mais de 100.000 cópias, ganhando um disco de ouro.
Os anos 90 foram difíceis para o Nenhum. Isso porque a grande mídia estava deixando de dar atenção às bandas de rock, e começando a dar atenção ao sertanejo. A banda então teve que começar a fazer álbuns independentemente ou em gravadoras menores. Mas isso não foi problema! Em 1996 lançaram Mundo Diablo, disco que apresenta fortes influências da música latina. Gerou o hit Vou Deixar Que Você Se Vá. Em 1998 lançaram Paz e Amor. Mixado no País de Gales, saído pela Paradoxx Music. Um disco bem organizado, que tem tudo a ver com o que se entende do Nenhum de Nós: voltado às emoções. Em 2000 lançaram Onde Você Estava em 93?, disco gravado em 1993, mas que só foi lançado em 2000 pois a gravadora não acreditava no potencial mercadológico.
Em 2001 lançaram o disco Histórias Reais, Seres Imaginários. A música de trabalho Amanhã Ou Depois chegou a ficar entre as mais tocadas nas rádios. Em 2002 gravaram outro acústico. Acústico Ao Vivo 2, lançado em 2003, foi um grande sucesso comercial, assim como o primeiro. Vendeu 100.000 cópias, garantindo ao Nenhum De Nós o seu 3° disco de ouro. Em 2005 lançaram o álbum Pequeno Universo que gerou os hits Dança do Tempo, Feedback e Igual a Você. Em 2008 lançaram A Céu Aberto. Este ábum é o registro do show em comemoração aos 20 anos da banda, que aconteceu no outono de um 2007 de felicidades para o Nenhum.
Em 2011, após 6 anos sem lançar nenhum álbum de estúdio, lançam Contos de Água e Fogo, disco que conta com várias parcerias. Último Beijo e "Pequena" foram os principais singles. Em 2012, é planejado o lançamento de um DVD.

FORMAÇÃO:
Thedy Corrêa   (vocal)
Veco Marques (Violão/Guitarra )
Carlos Stein      (Baixo)
Sady Homrich   (Bateria)
João Vicenti       ( Piano/Teclado)


DISCOGRAFIA :
Nenhum de Nós (1987)
Cardume (1989)
Extraño (1990)
Nenhum de Nós (1992)
Acústico ao Vivo (1994)
Mundo Diablo (1996)
Paz e Amor (1998)
Onde Você Estava em 93? (2000)
Histórias Reais, Seres Imaginários (2001)
Acústico ao Vivo 2 (2002)
Pequeno Universo (2003)
A Céu Aberto (2007)
Contos de Água e Fogo (2011)

PS: Uma das melhores bandas do sul do Brasil, os caras experimentaram o Mainstream underground, sem perder a essência característica marcante da banda... Eu indico os discos Cardume (1989), Extraño (1990), Nenhum de Nós (1987), Onde Você Estava em 93? (2000), Mundo Diablo (1996), A Céu Aberto (2007)...Na minha opinião os melhores dessa maravilhosa discografia.
Pode ouvir no Maximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário