sexta-feira, 10 de junho de 2011

Bandas Boas....... (que conheço) (19)


REPLICANTES
É uma banda de rock brasileira, formada na cidade de Porto Alegre em 1983. No cenário musical gaúcho, o punk rock se desenvolveu bastante entre a população mais pobre. Várias bandas apareceram, como Graforréia Xilarmônica, Garotos da Rua, Engenheiros do Hawaii, De Falla, entre outros.

Em 16 de maio de 1984, com Wander Wildner (vocal), Cláudio Heinz (guitarra), Heron Heinz (baixo) e Carlos Gerbase(bateria), a banda se apresentou profissionalmente pela primeira vez, no Bar Ocidente, em Porto Alegre.

Até 2006, gravaram dez discos, duas fitas de vídeo, um DVD e fizeram duas turnês pela Europa.

Em 1984, gravam a música Nicotina num estúdio de jingle, de quatro canais, com a ajuda de Carlos Eduardo Miranda. Levaram a música para a recém criada Rádio Ipanema FM, que a incluiu na programação.

Em 1985 eles passam a fazer mais shows, gravam um videoclip de Nicotina, o primeiro da história do rock gaúcho, e resolvem gravar seu primeiro disco: um compacto duplo (vinil) com quatro músicas: Nicotina, Rock Star, O Futuro é Vortex e Surfista Calhorda. O disco é distribuido pelo selo Vortex, dos Replicantes, de forma independente o compacto chega em várias cidades brasileiras, e vende duas mil cópias.Na sequência fazem um videoclip para Surfista Calhorda e são convidados a participar da coletânea Rock Garagem, com a música O Princípio do Nada. Em 1986 assinam contrato com a gravadora RCA (depois BMG-Ariola), e gravam o LP O Futuro é Vortex, em São Paulo. As músicas Surfista Calhorda e A Verdadeira Corrida Espacial saem na coletânea Rock Grande do Sul, que traz as bandas DeFalla, Garotos da Rua, Engenheiros do Hawaii, Nenhum de Nós e TNT. A música Surfista Calhorda Tem boa aceitação nas radios de todo país e logo se torna um Hit

O segundo disco lançado em 1987, também pela BMG, é Histórias de Sexo e Violência, outro clássico, com Sandina, Astronauta e Festa Punk. Nesta época fazem uma série de shows em São Paulo, tocando ao lado de outras bandas do cenário da época, como o Cólera, 365, Plebe Rude e Garotos Podres. Lançam o primeiro video home da música brasileira em locadoras, a fita Vhs Os Replicantes em Vortex, com videoclips e shows da época.

FORMAÇÃO:
Júlia Barth - vocal
Cláudio Heinz - guitarra
Heron Heinz - baixo
Cléber Andrade - bateria

DISCOGRAFIA:

O Futuro é Vortex
(1986)
Histórias de Sexo & Violência
(1987)
Papel de Mau
(1989)
Andróides Sonham com Guitarras Elétricas
(1991)
Os Replicantes: Ao Vivo
(1996)
A Volta dos que Não Foram
(2001)
Go Ahead
(2003)
Os Replicantes em Teste
(2004)
Os Replicantes 2010
(2010)

Ps: Wander Wildner fez parte da fase clássica da banda, mas depois de um retorno de uma Turner europeia o "REI" do Punk-Brega preferiu dar continuidade a sua bem sucedida carreira solo. Indico os discos O Futuro é Vortex (1986)Histórias de Sexo & Violência (1987), são clássicos e não podem faltar em qualquer discografia rockeira, Os Replicantes: Ao Vivo (1996), também e um excelente disco.
PUNK, PODREIRA E DIVERSÃO, MUITO BOM.
ESCUTE NO VOLUME MÁXIMO, FODA-SE A SURDEZ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário