A versão brasileira desse clássico infantil foi trazida por Sílvio Santos, que havia, até então, inaugurado a TV Studios (TVS, atual SBT Rio de Janeiro). Foi no início transmitida em conjunto pela TVS e pela Record (na época, Sílvio Santos era dono das duas emissoras, sendo que a Record ainda não era uma rede). O programa se tornou um dos maiores clássicos infantis da TV Brasileira e durou um pouco mais de dez anos. Estreou no dia 15 de setembro de 1980 e sua última transmissão ocorreu em 2 de março de 1991.
Bozo foi criado em 1946 por Alan W. Livingston, que produziu um álbum de discos de histórias infantis e livros ilustrativos. O dublador original do Pateta, Pinto Colvig, foi quem fez a voz do personagem nas gravações.Em 1949, Bozo começa sua carreira na televisão. Larry Harmon, que foi um dos primeiros a interpretar o palhaço na TV, comprou os direitos do personagem, e o transformou em uma franquia, dando a ele uma personalidade engraçada, e, junto com estilistas de Hollywood, inventa um cabelo espetado para Bozo.
Nesta época Bozo fez muito sucesso na televisão americana. Larry Harmon chegou a treinar mais de 200 atores para interpretá-lo, em diferentes canais locais que exibiam Bozo nos EUA. Outro ator que interpretou o personagem nos Estados Unidos foi Bob Bell, que foi o Bozo por 25 anos. Quando o palhaço era interpretado por Willard Scott, o seu programa fazia merchandising para a lanchonete McDonald´s, que, mais tarde, criou seu próprio personagem Ronald McDonald, e Willard Scott (que era o Bozo) passou a interpretá-lo.
O programa do palhaço Bozo chegou a ser produzido em mais de 240 estações de TV em 40 países, entre eles, o Brasil, onde se tornou muito popular, sendo exibido pela TV Record (de 1980 a 1981) e pelo SBT (de 1981 a 1991). O comediante Wandeko Pipoca foi escolhido por Larry Harmon, o dono da franquia, para ser o primeiro Bozo brasileiro.
Com o sucesso do personagem, outros atores - Oliver Mark, Manoel Duarte, Luís Ricardo, Caio Machado, Diego Três, André Peixe, Charle Myara, Nani Souza, Marcos Pajé, Edílson Oliveira da Silva e Arlindo Barreto, foram contratados para o papel no programa que ia ao ar nas manhãs e tardes da emissora. Outros palhaços interpretaram Bozo em shows pelo país.
Personagens adicionais foram criados no programa, como o Papai Papudo (Gibe), Vovó Mafalda (Valentino Guzzo), Kuki (Rony Cócegas) e Salci Fufu (Pedro de Lara).
O programa contava ainda com os fantoches Maroca (Leda Figueiró), Candinha (Zaira Zordan), Zico (Fábio Vilalonga), Zecão (Lúcio Esper) e outros.
Outro fato marcante do Bozo eram as brincadeiras, As principais eram o Bozo Memória (o maior sucesso da historia do programa, introduzida por Arlindo em 1984), Bozo Corrida, Cocó Corrida e a Batalha Naval. Por um bom tempo, muitas dessas brincadeiras podiam ter a participação do telespectador, por meio de ligação telefônica (o número era o célebre 236-0873), possibiltando assim que quem assistisse de casa também pudesse concorrer a prêmios.
O programa Bozo terminou em 2 de março de 1991. Os motivos foram a doença de Décio Roberto (o último ator a encarnar o personagem no Brasil) que o levaria à morte em 2 de Novembro e a inesperada dificuldade para renovar os direitos da licença do programa Bozo junto à empresa de Larry Harmon, que cuidava do licenciamento do personagem pelo mundo. A partir de 4 de Março de 1991, a Sessão Desenho, apresentada pela Vovó Mafalda, passou a ocupar o espaço na grade de programação deixado pelo programa.
No dia 14 de Março de 2009, faleceu Alan Livingston, criador do palhaço, aos 91 anos. Em julho de 2008, Larry Harmon havia falecido, aos 83 anos.
Em 21 de Maio de 2011, Bozo é homenageado no Festival SBT 30 Anos, em um programa de 75 minutos de duração.
Arlindo Barreto passou por problemas derivados do uso de drogas ilícitas, o que ocasionou o seu afastamento do programa. Depois, tornou-se pastor[2] e atualmente é um dos redatores do programa Carrossel Animado.
Bozo sempre fazia um show especial no parque Playcenter no dia das crianças.
A Banda de punk rock Cueio Limao nomeou seu álbum de "Quem Matou o Bozo?". Apesar do título parecer ser uma crítica ao Bozo, na verdade a música é uma homenagem ao famoso palhaço.
O primeiro dublador do Bozo nos Estados Unidos, Pinto Colvig, foi o primeiro a interpretar o Palhaço Bozo, mas em uma gravação de disco, e aparições em lojas para divulgação do personagem.
O palhaço Krusty de Os Simpsons é uma paródia do Bozo.
Nos Estados Unidos, existe uma lenda urbana que diz que uma criança que participava do Show do Bozo teria se zangado com o palhaço e o insultado ao vivo, dizendo "Cram it, clown!" Curioso é que fatos parecidos com esse realmente aconteceram na versão brasileira do Programa do Bozo exibida pelo SBT nos anos 80. Nas brincadeiras pelo telefone, às vezes a criança do outro lado da linha apelava e soltava palavrões. Luís Ricardo contornava esta "saia justa" perguntando: O que, amiguinho? A ponte perto da sua casa partiu?? ou O que?? A sua casa está cheia de urubu??.
No programa humorístico da MTV o Bozo foi parodiado pelo Hermes e Renato, como o palhaço Gozo interpretado pelo Fausto Fanti parodiando o programa infantil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário