quarta-feira, 22 de junho de 2011

FUTURO.....


ESTUDANTES CRIAM VEICULO ELÉTRICO QUE PROMETE REVOLUCIONAR TRÂNSITO NAS GRANDES CIDADES

Depois que um australiano anunciou uma moto voadora, estudantes da Universidade de Adele, na Austrália, apresentaram uma espécie de veículo que gira 360º.

O nome Edward é uma sigla para uma expressão em inglês, que pode ser traduzida como veículo elétrico de duas rodas, com sistema ativo de rotação, que usa amortecedores.

O nome é grande, mas já descreve exatamente o que é a invenção. O Edward é controlado por um joystick, semelhante aos que controlam um video-game.

Amortecedores impedem que a cabine do piloto rotacione quando ele freia ou acelera. O veículo gira no próprio eixo e tem velocidade máxima de 40 km/h.

O motorista não pode ter estômago fraco porque o protótipo, em testes, aparece dando piruetas inesperadas e até andando com o condutor de ponta cabeça.

A estrutura simples, porém, deixa o motorista muito exposto. Não há proteções ou carroceria. O modelo tem apenas um banco, entre as duas rodas paralelas, e uma plataforma para apoiar os pés. O joystick fica entre as pernas do condutor.

O Edward parece um brinquedo, mas o grupo de pesquisa insiste que ele é uma opção viável para o trânsito urbano. Segundo os criadores, as vantagens do veículo estão em ser pequeno, ocupando pouco espaço no trânsito, elétrico, não emitindo poluentes, e divertido de dirigir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário