quinta-feira, 16 de junho de 2011

Pequenas histórias do dia-dia....(8)


Direito de falar,reclamar, GRITAR.....

Há uns dias atrás fiquei espantado com uma noticia que além de espanto me causou uma enorme alegria.

O Supremo Tribunal Federal (STF), em nome do direito de liberdade de expressão liberou a “marcha da maconha”.

Oras não me causou estranhamento sobre o que estava sendo discutido se era sobre a “Marcha da maconha”,”Marcha dos sem-terra” ou qualquer outra marcha que queiram inventar, mas sim o sentindo que essa decisão tomada pelos senhores e senhoras do STF representa para todos os brasileiros.

Sim digo todos, porque a pequena demonstração de bom senso nos garante o direito de revelar a todos o que estamos pensando, sim o direito de liberdade de expressão que está na constituição brasileira, é assegurado para que todos possam se expressar de uma forma livre dentro do nosso estado democrático.

Passar a censurar tais “Marchas”, traz uma regressão a um passado sombrio,que não está tão longe como eu e muitas pessoas gostariam de acreditar.

Vale a pena lembrar que os áureos anos de ditadura militar já foram embora a mais de vinte anos, mas o pensamento de muitos ainda está estaguinado na cabeça do Médici e CIA LTDA, sério, ver a policia “baixando o sarrafo” na molecada me doeu nos brios.Da vontade de vestir a camisa mesmo e ir pra rua, mesmo sem se identificar com a causa reclamada.

Sou a favor do debate aberto de idéias, porque reprimir através da violência sinceramente há muito tempo não tá com nada. Lembro-me dos calafrios que causei em meus pais quando acho que em 1995 (tinha já uns 15 anos nessa época) cheguei com o disco “Usuário” do Planet Hemp em casa que comprei na finada “LOBRAS” (quem lembra dela), e pior cantado as musicas com todas as rimas ditas de protesto e ouvindo no volume Maximo. Mas era apenas uma forma nova de falar sobre um determinado assunto, que estava sendo tratado de uma maneira diferente. Os caras foram presos, achei maior merda, mas conseguiram dar o seu recado.

Esse tipo de recado, não pode ficar na escuridão, digo escuridão porque as idéias quando não são propagadas acabam esquecidas, vale lembrar que greves já foram proibidas, homossexualismo já foi considerado doença, e as mesmas pessoas que acreditam em repressão policial contra aqueles que querem ter o direito de fumar ou não maconha merecem cadeia porrada ou até a morte.

Sei de um certo parlamentar que acredita que a ditadura militar “foram vinte anos de ordém e progresso”, aposto que praticamente todo militar reacionário pensa assim, e a democracia no Brasil e tão boa que até um cara desse consegue ser votado eleito e o pior de tudo apoiado e suas idéias.

Olha a discussão sobre a maconha está longe de um final, mas poder protestar seja a favor ou contra de uma maneira tranqüila e sem o temor de tomar uma cacetada da fuça ou ver o sol nascer quadrado, já é sim um grande passo.

Mais informação e cultura para o povo, olhos abertos para não tirarem outras liberdades. Meus sinceros cumprimentos a os honrados do STF, que defendam os nossos direitos e nossa liberdade de expressão, no mais ficam com Marcelo D2, que na época que era bom dizia assim:

O álcool mata bancado pelo código penal Onde quem fuma maconha é que é marginal E por que não legalizar ? e por que não legalizar ? Estão ganhando dinheiro e vendo o povo se matar Tendo que viver escondido no submundo Tratado como pilantra, safado, vagabundo Só por fumar uma erva fumada em todo mundo É mais que seguro proibir que é um absurdo Aí provoca um tráfico que te mata em um segundo A polícia de um lado e o usuário do outro Eles vivem numa boa e o povo no esgoto E se diga não às drogas, mas saiba o que está dizendo Eles põe campanha na tevê e por trás vão te fudendo Este é o planet hemp alertando pro chegado Pra você tomar cuidado com os porcos fardados Não falo por falar eu procuro me informar É por isso que eu digo legalize ganja......”

(Legalize já ) do já citado disco Usuário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário