terça-feira, 13 de setembro de 2011

Luto...


O GRANDE SAXOFONISTA MANITO MORRE A OS 68 ANOS

O virtuosíssimo multinstrumentista Antonio Rosa Sanches, o ‘Manito’ da banda Os Incríveis, faleceu no dia 9 de setembro (sexta-feira passada) em São Paulo. Manito nasceu no dia 3 de abril de 1943 em Vigo, Ponte Vedra, na Galícia (Espanha). Fundou em 1963, juntamente com Valdemar Mozena (“Risonho”), Domigos Orlando (”Mingo”), Demerval Rodrigues (“Neno”) e Luiz Franco Thomaz (“Netinho”), a banda “The Clevers”. Em 1965, devido a desentendimentos com o empresário da banda, mudaram o nome do grupo para ‘’Os Incríveis”.

Durante os 4 anos que se seguiram, o grupo lançou vários compactos e álbuns de enorme sucesso, chegou a fazer show pela Europa e Japão e foi considerado um dos grandes nomes da Jovem Guarda. Em meados dos anos 70, quando já havia deixado Os Incríveis, Manito formou o grupo de rock progressivo “Som Nosso De Cada Dia”, juntamente com Pedrão (viola, baixo e vocal), Pedrinho (bateria e vocal) e Marcinha (coro).

Em 1970, lançou seu primeiro trabalho solo, “O Incrível Manito”. No ano de 1973, foi convidado por Sérgio Dias Baptista para assumir o posto de tecladista dos Mutantes, no lugar de Arnaldo Baptista. Após algumas semanas o próprio Manito, da forma mais amigável possível, resolveu abandonar a banda e voltar ao Som Nosso De Cada Dia.

Em 1974 a banda lançou o clássico álbum “Snegs”. Em 1975, Manito resolveu sair novamente do grupo e ficou fora do cenário musical por algum tempo. Em 1980, reapareceu com o grupo de funk-blues-rock “Funk-Mora”, sumindo logo depois. Em 1994, lançou com o Som Nosso De Cada Dia o ábum “Live 94″.

Em 1995, Os Incríveis se reuniram para participar do projeto “30 Anos De Jovem Guarda”. Em 1998, decidiu lançar seu segundo trabalho solo,”Toque De Amor”. Manito também participou do ábum “Chronophagia” da banda “Patrulha do Espaço”, outra lenda do rock brasileiro.

Manito lutava contra um câncer de laringe desde 2006 e faleceu aos 68 anos. Segundo a família, o músico morreu dormindo.

Um comentário:

  1. Grande Manito. Em 1959, tocando bateria, ingressou no The Jordans. Em 1978, ingressou, como convidado, na banda Burmah. Em 1980, com o fim do Funk-Mora, ingressou na Placa Luminosa. Em 1984, montou o grupo de Jazz Rock Jatos & Gaivotas. Em fim, o cara não parava nunca. Agora deve estar tocando na orquestra do Senhor. Abçs. levigleal@hotmail.com

    ResponderExcluir