sexta-feira, 4 de maio de 2012

Bandas Boas que Conheço....(64)



PATO FU

É uma banda brasileira de rock alternativo formada em 1992 da banda Sustados por 1 Gesto, na cidade de Belo Horizonte. Ao lado de bandas comoRadiohead, U2 e Portishead, foi considerada pela revista Time uma das dez melhores bandas do mundo fora dos Estados Unidos. Composta atualmente porFernanda Takai, John Ulhoa, Ricardo Koctus, Xande Tamietti e Lulu Camargo, a banda possui um som que vai do rock alternativo à música experimental, incluindo influências eletrônicas em certas faixas. Entre as músicas que a banda gravou mais famosas estão "Sobre O Tempo", "Antes Que Seja Tarde", "Depois", "Perdendo Dentes", "Made in Japan" e "Ando Meio Desligado" (regravação d'Os Mutantes). O grupo também é conhecido por ter lançado, em 2010, um disco tocado somente com instrumentos de brinquedo, com o qual conquistou o Disco de Ouro, em 2011, pelo selo independente.
O Pato Fu teve início em 1992, quando Fernanda Takai, até então vocalista da banda Fernanda & 3 Do Povo decidiu formar uma banda com dois amigos de uma loja de guitarras onde ela costumava comprar encordoamentos. Os amigos eram John Ulhoa e Ricardo Koctus, da banda Sustados por 1 Gesto e Sexo Explícito. Decidiram se chamar Pato Fu em alusão a uma tira em que o gato Garfield lutava gato-fu. Para não lembrar tanto a história original, trocaram a primeira letra, e ficaram com um nome tão estranho quanto o som que fariam mais tarde. Em outubro de 1992, gravaram sua primeira fita demo, e, no final do ano, começaram a se apresentar em Belo Horizonte. Já no começo de 1993, participaram do show "Rock Brasil", ao lado de bandas como Skank, Paralamas do Sucesso, Barão Vermelho e Titãs.

FORMAÇÃO:
Fernanda Takai - voz, violão e guitarra rítmica
John Ulhoa - guitarra solo, violão, programação, vocal de apoio, voz e cavaquinho
Ricardo Koctus - contra-baixo, vocal de apoio e pandeiro
Xande Tamietti - bateria e percussão
Lulu Camargo - teclado, piano e acordeão

DISCOGRAFIA:
Rotomusic de Liquidificapum (1993)
Gol de Quem? (1994)
Tem Mas Acabou (1996)
Televisão de Cachorro (1998)
Isopor (1999)
Ruído Rosa (2001) Música de Brinquedo Ao Vivo (2011)

PS: Uma das boas bandas da geração 90 do Rock Nacional, os mineiros arrebentam no quesito "Alternativo" da musica brasileira, destaco os discos Gol de Quem? (1994),Televisão de Cachorro (1998),Tem Mas Acabou (1996),Ruído Rosa (2001)... São discos consistentes que mostram todo potencial da banda...Música de Brinquedo (2010) é um suprassumo de criatividade.
Pode ouvir sem medo...NO MÁXIMO. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário