quarta-feira, 1 de junho de 2011

ATENÇÃO.....


NÃO VALE MAIS, NOTAS MANCHADAS PERDEM A VALIDADE.

Cédulas não poderão ser usadas como meio de pagamento.

Notas são manchadas de tinta por dispositivo antifurto dos caixas.


Notas manchadas de tinta por dispositivo antifurto dos caixas automáticos não podem ser usadas como meio de pagamento, segundo derminação do Conselho Monetário Nacional (CMN). "Essas notas deixam de ter validade", informou o Banco Central, por meio de comunicado. Com isso, a expectativa da autoridade monetária é reduzir casos de furtos e roubos a caixas eletrônicos e a circulação das cédulas marcadas.
Quem tiver em mãos uma nota possivelmente manchada de tinta contra furto deve ir a uma agência bancária e entregar a cédula para envio ao BC. Na autoridade monetária, a cédula vai ser analisada.
"Após a comprovação, pelo BC, de que o dano foi provocado por dispositivo antifurto, a instituição financeira deverá comunicar ao portador que a cédula foi fruto de ação criminosa e se encontra à disposição das autoridades competentes para investigação criminal. O portador da nota não terá direito ao ressarcimento do valor correspondente à cédula danificada", apontou o CMN.
Se for confirmado que o dano não foi causado pelo dispositivo antifurto, o banco passará essa informação ao portador da cédula e vai realizar a troca.

Saque de notas:
uma das maiores reclamações e o caso de notas manchadas em caixas de auto atendimento para saque, caso isso aconteça o correntista devera retirar um extrato na maquina confirmando a data, o valor e a hora do saque, encaminhar essas informações a delegacia mais proxima e registrar um boletim de ocorrência (B.O), nesse caso o cidadão é ressarcido.
O Banco Central recomenda a população em geral que não aceite em nem uma hipótese as cédulas suspeitas de terem sido marcadas em roubos de caixas eletrônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário