quinta-feira, 2 de junho de 2011

bons livros..... (17)


OS CARBONÁRIOS

Alfredo Sirkis
(1980)

Os Carbonários traz a ótica de quem militou e combateu a ditadura militar no Brasil. Foi a partir desse livro que muitos brasileiros tiveram conhecimento sobre o ato estitucional numero cinco o famoso AI5.
Foi longe de seu país, no fim da década de 70, que Alfredo Sirkis — um estudante do Colégio de Aplicação transformado pelas circunstâncias e convicções em guerrilheiro urbano — escreveu suas memórias. Após a anistia, seus originais foram publicados: OS CARBONÁRIOS foi sucesso imediato, permanecendo na lista de livros mais vendidos durante dois anos e meio e recebendo o Prêmio Jabuti de 1981. as passeatas de 1968, os seqüestros dos embaixadores da Suíça e da Alemanha, a libertação de presos políticos e as ações da ditadura para aniquilar as oposições.

Em 1998, três décadas depois do ato que estabeleceu a fase mais radical do golpe militar, a Record reedita a obra de Sirkis com um novo projeto editorial, incluindo notas explicativas relacionadas a fatos e personagens e um novo prefácio do autor. OS CARBONÁRIOS traz à lembrança os anos de chumbo, sob a ótica de quem viveu e combateu todas as suas mazelas.

Carioca, militante da causa ecológica, Alfredo Sirkis só deixou de viver no Rio durante a ditadura militar, quando foi exilado político na Europa, Argentina e Chile. De formação jornalística, trabalhou em vários veículos de informação em Portugal. Sua carreira como escritor inclui obras como Roleta chilena e Verde carioca (editados pela Record). Sirkis também foi secretário municipal de Meio Ambiente do Rio de Janeiro.

PS:Trata-se de um belo relato sobre o movimento estudantil de 1968. Seu esmagamento latente pelo governo militar; Conta a historia de como um estudante secundarista que torna-se um militante revolúcionario, em outras palavras um "Guerrilheiro Urbano". As façanhas e dilemas de Carlos Lamarca. A crise e a destruição da guerrilha, um testemunho real e eletrizante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário