quinta-feira, 2 de junho de 2011

Pequenas historias do dia-dia....(7)


QUEBRANDO TABUS.

O filme documentário do cineasta Fernando Grostein Andrade, trata de uma discussão muito polêmica para os padrões nacionais.

O filme com a estréia prevista para sexta-feira dia 3 de junho vai colocar em questão o método de combate as drogas em nosso país, dando ênfase a questão “mor” entre os que debatem a idéia da tal “descriminalização” da Maconha.

Feridas mexidas a parte, o grande acontecimento do filme e a participação do ex- presidente Fernando Henrique Cardoso, que surpreendentemente coloca sua posição de apoio a causa da descriminalização, pasmem é isso mesmo. O grande sociólogo, que em outro momento disse “esqueçam o que eu escrevi” aparece como um voto a favor da causa.

O mais interessante e o descompromisso de FHC com o que ele sempre defendeu, a política de repreensão americana, adotada por muitos países consiste em tratar o usuário como fora da lei e acaba colocando quem usa no mesmo patamar de quem trafica, essa tal política já é bastante criticada. Quanto tempo ainda esperaríamos para que as autoridades chegasse a essa conclusão?

Bom também me chama a atenção e que muitas autoridades depois que saem da redoma pública de seus cargos passam a ter uma espécie de “coragem repentina”. Sério, ver FHC aberto ao dialogo sobre um tema tão difícil vai ser espetacular, e isso não é uma particularidade só do ex- mandatário da nossa nação, o ex- presidente americano Bill Clinton também reconhece que a política americana falhou em muitos pontos.

Eu desconfio que depois que esses caras penduram a gravata, ficam mais a vontade de por exemplo expor seus pontos de vista sobre qualquer questão, sem o risco de serem execrados em seus cargos, colocarem em risco sua moral etc....Vejamos o caso do Jimmy Carter hoje em dia ele é um dos maiores defensores do fim do embargo econômico a Cuba, mas não fez nada quando esteve na casa branca para que o diálogo com a ilha de Fidel fosse restabelecido. Tem também o Al Gore que ganhou até prêmio com um documentário que expõe os riscos da poluição para o mundo, justo ele que foi vice- presidente de uma das nações que mais poluem no mundo.

Olha não sou nada contra esses caras e ate acho interessante que eles coloque seus pontos de vistas e defendam suas idéias, só queria que os mesmos não esperassem muito tempo para chegar a conclusões óbvias. Já tá na cara a muito tempo que a política copiada dos americanos quanto o assunto das drogas é falida, a Holanda tá aí a muito tempo gritando isso, que o embargo político a Cuba já é até desumano, que temos que parar de poluir ou a vida o planeta vai acabar. Dentre outras, em um outro dia eu vi que a atual presidente da republica foi contra um tal “kit”de alerta contra a homofobia, que seria distribuído a professores das escolas públicas, por conta do choro da bancada evangélica não contou com o aval da mandatária do executivo, não vai me causar a mínima estranheza se daqui com alguns anos ela voltar atrás e dizer que esse “kit” é indispensável para que os professores possam debater a questão.

Será que o peso do cargo também fecha os olhos, e tranca opiniões?

Nenhum comentário:

Postar um comentário