quinta-feira, 1 de setembro de 2011

FORÇA RICARDO GOMES


VITÓRIA DO VASCÃO FAZ GOMES VOLTAR A SORRIR

Em recuperação no Hospital Pasteur, na Zona Norte do Rio, de um AVC hemorrágico sofrido no último domingo, o técnico Ricardo Gomes esboçou um sorriso no momento em que soube através da equipe médica que o Vasco venceu o Ceará, por 3 a 1, nesta quarta-feira, pela 20ª rodada do Campeonato Brasileiro.

O treinador segue em recuperação e seu quadro apresentou melhoras. O nível de consciência de Ricardo Gomes ainda oscila, porém é considerado bom pelos médicos. A evolução está sendo gradativa e diária. Nas análises iniciais, ficou constatado um grau de força nível 2 do lado direito, o que pode representar uma leve sequela dos movimentos, mas que pode ser totalmente reparado com exercícios de fisioterapia aos quais ele será submetido por até quatro vezes por dia.

Desde quarta-feira, o treinador também esboça uma reação positiva com a presença de familiares, o que anima os médicos quanto à recuperação neurológica do quadro. Nas próximas 24 horas, a equipe que cuida de Gomes pode retirar a aparelhagem que auxilia na respiração. Até o momento, o técnico já quase respira voluntariamente. Sem estas aparelhagens, será possível avaliar se há alguma sequela na fala.
Agora, nas próximas 72 horas, o técnico ficará em observação na UTI e deve deixar o tratamento intensivo no final deste período, passando para um leito comum do hospital.
- Ele reconheceu os familiares, expressou satisfação e emoção. Como occorrem com pacientes nestes casos, o nível de consciência ainda flutua, tendo bons dias e outros piores. No entanto, a evolução é gradativa. Ele já sorriu e demonstrou expressão facial de emoção com a presença de familiares. O despertar está sendo calmo, mas com evetuais momentos de agitação - afirmou o médico Fábio Miranda.
De acordo com o cirurgião que o operou, José Antônio Guasti, a tomografia que foi realizada mostrou uma absorção de 80% do sangue acumulado na região craniana e o restante deve desaparecer nas próximas horas.
- A gravidade diminui a cada hora que passa. Hoje (quinta-feira) o nível é bem menor do que ontem (quarta). Cada dia que passa é uma vitória - disse Fábio Miranda.


Nenhum comentário:

Postar um comentário