sexta-feira, 15 de julho de 2011

Bandas Boas....... (que conheço) (24)


PIXIES

É uma banda norte-americana de rock alternativo formada em Boston, Massachusetts em 1985. O grupo separou-se em 1993 por divergências mas voltou-se a juntar em 2004. Black Francis, Joey Santiago, Kim Deal e Dave Lovering são os únicos membros do grupo em toda a sua história. Os Pixies encontraram pouco sucesso no seu país de origem, algo que não se reflectiu na Europa, em especial no Reino Unido (embora tenha sido moderado).

A sua música foi muito influenciada pelo punk e surf rock, e embora fosse bastante melódica, também era capaz de conter material mais pesado. Francis era o principal compositor e vocalista do grupo. Geralmente escrevia letras enigmáticas sobre temas pouco comuns, como OVNIs e o surrealismo. Referências a instabilidade mental, imagens bíblicas violentas, violência física e incesto são feitas em diversas músicas.

Os Pixies são frequentemente catalogados de pioneiros do rock alternativo do início dos anos 90. O fã assumido da banda, Kurt Cobain, declarou certa vez que tudo que ele queria é ter uma banda que pudesse soar como os Pixies e tendo consciência de sua importância para a carreira dos Nirvana garantiu,[8] juntamente com o tributo de outras bandas, que o legado e influência dos Pixies continuasse a crescer após o seu desmembramento.
A banda foi formada em Boston, Massachusetts, no começo de 1986 por Charles Thompson – que depois mudaria seu nome para Black Francis – nos vocais e guitarra base, e também por seu companheiro de quarto na universidade, Joey Santiago, na guitarra solo.

Depois de anunciarem nos classificados vagas para a banda, encontraram Kim Deal, uma baixista de Ohio, que tocara antes em sua cidade natal numa banda chamada The Breeders. Pouco depois recrutaram o baterista David Lovering (amigo de Kim Deal), formando assim os Pixies.

A banda, antes restrita ao underground americano, começou a chamar a atenção da imprensa em 1988, e o LP Surfer Rosa foi considerado o álbum do ano por boa parte da crítica musical. Após uma digressão elogiada, o conjunto gravou Doolittle, seu disco de maior sucesso de público e crítica; de quebra, uma das canções ainda conseguiu ser um hit radiofônico: "Here Comes Your Man".

Foi justamente no auge da banda, no entanto, que começaram a surgir as primeiras brigas internas, que dois anos mais tarde selariam o fim dos Pixies. Mesmo assim, em 1990 o quarteto lançou Bossanova, que atingiu o terceiro lugar nas paradas britânicas, demonstrando que, apesar da repercussão modesta no seu país de origem, os Pixies eram mais queridos na Europa.

No ano seguinte, em meio vários shows (inclusive alguns abrindo para o U2, que na época lançara Achtung Baby), chegou em novembro o derradeiro trabalho da banda, Trompe Le Monde. Na época, houve o início da explosão do rock alternativo (especialmente da vertente grunge) nos EUA, com Sonic Youth, Nirvana, Pearl Jam e The Smashing Pumpkins estando entre os principais expoentes - sendo as últimas três bastante influenciadas por ninguém menos que os pioneiros Pixies ao lado dos novaiorquinos do Sonic Youth. Kurt Cobain líder, vocalista e guitarrista do Nirvana chegou a admitir que Smells Like Teen Spirit, o maior hit do nirvana e hino da geração de 90, foi uma tentativa de imitar os Pixies.

Após uma carreira muito prestigiada pelo público indie, a banda acabou oficialmente em 1992, devido à 'diferenças musicais' entre Kim e Frank, voltando para uma turnê mundial em 2004, tocaram pela 1ª vez no Brasil no Curitiba Pop Festival em 2004 e dissolveram a banda novamente por divergências entre Kim e Black.

Em 2006, foi lançado o documentário LoudQUIETloud: Um filme sobre o Pixies, dos diretores Steven Cantor e Mathew Galkin, narrando a história da banda.

Foi anunciado em Abril de 2009, que toda a discografia da banda iria ser reeditada. Uma compilação com os cinco discos de estúdio e um DVD de 1991. Terá o nome de "Minotaur".

FORMAÇÃO:
Black Francis (ou Frank Black) - vocal e segunda guitarra
Joey Santiago - primeira guitarra
Kim Deal - baixo e vocal
David Lovering - bateria

DISCOGRAFIA:
Come on Pilgrim (1987) (EP)
Surfer Rosa (1988)
Doolittle (1989)
Bossanova (1990)
Trompe Le Monde (1991)

PS:Não tinha como não falar desta banda, os caras simplesmente inauguraram o termo "Alternativo" do Rock.
Uma banda espetacular com discos e fases memoráveis, que apesar de só se apresentar em ocasiões especiais continua sendo influencia para muitos.
destaco os discos Surfer Rosa (1988) que com certesa foi um dos melhores da decáda de 80, e Doolittle (1989) que antecedeu o que veria acontecer nos anos 90 dentro da boa música. São trabalhos semínais.
Ouça no máximo. Vale, e muito a pena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário