quarta-feira, 13 de julho de 2011

Pequenas historias do dia-dia....(11)



A LEI DE GÉRSON.

Na cultura brasileira, a Lei de Gérson é uma "lei" não-escrita na qual a pessoa que "gosta de levar vantagem em tudo" segue, no sentido negativo de se aproveitar de todas as situações em benefício próprio, sem se importar com questões éticas ou morais. A "Lei de Gérson" acabou sendo usada para exprimir traços bastante característicos e pouco lisonjeiros do caráter nacional, associados à disseminação da corrupção e ao desrespeito a regras de convívio para a obtenção de vantagens pessoais.
É isso mesmo, todo brasileiro é assim. Gérson o meio-campo do fabuloso selecionado brasileiro da copa de 70, alem de passes espetaculares e muita raça e porque não dizer fumaça em campo nos deu a lei que sintetiza o caráter do povo brasileiro.
Digo isso sem nenhum remorso, quem não gosta de levar vantagem em tudo?; Quem nunca ouviu ou ate mesmo proferiu a famosa frase “O mundo é dos espertos”, sejamos sinceros.
Costumo a muito tempo dizer que a corrupção é um problema cultural do brasileiro, tá no sangue, não tem jeito crescemos assim. Crescemos escutando e acreditando que “Todo político e ladrão” tenha isso como exemplo.
Sabe- se hoje em dia que tal pensamento nada é que uma herança deixada por nossa própria pátria mãe: Portugal.
Serio na época do sistema de colonização de nossas terras a Corte Portuguesa não pensou duas vezes em despachar toda uma escória que tinha em terras lusitanas. Na realidade os primeiros portugueses que vieram fixar residência e domínios e terras brasileiras nada mais eram do que o resto da sociedade lusitana.
Com isso povo brasileiro já começou sendo formado assim.
Pergunto agora quem nunca inocentou um corrupto com o velho slogan “Rouba, mas faz” ou pior “fulano de tal sabe roubar”?. Muitos que tiveram essas alcunhas em seus currículos com certeza muitas vezes ficaram conhecidos como “Pai dos pobres”, “santos homens” etc...
E quando escutamos ou pior falamos “Se estivesse lá faria o mesmo”, essas são as poucas horas que realmente fico com vergonha de ser brasileiro. Particularmente já escutei muito isso.
Muitas vezes tenho pena de quem se envereda no meio político ou se coloca no meio das engrenagens da maquina pública, quando o camarada não e corrompido pelo sistema (que já está cheio de vícios) com certeza sofre pressão de parentes e amigos que esperam por gratificação e troca de favores por um espaço, um pedaço do quinhão. Vocês entendem e sabem do que estou falando.
O brasileiro é assim. Mas não vamos muito longe, pense, por exemplo, no troco errado que você já recebeu e não devolveu, ou naquela boa e velha furada na fila do banco seja sincero com sigo mesmo. Admita que pelo menos algumas vezes na vida você também foi um corrupto.
A mudança não vem de cima de cima para baixo, nunca teremos resultados positivos se não mudarmos nossa base de pensamento. Temos a urgência de mudar esse nosso evangelho e essa nossa regra.
Acho graça quando dizem que o brasileiro é um povo que não respeita as leis, respeita sim a lei de “Gerson”, a lei de “Murphy”, e claro a lei da gravidade. Tá ai nossos melhores legisladores.
Vivemos nossa vida assim montando nas costas dos outro e também sendo enganados por outro. Fazer o que ? “Malandro é malandro, Mane é Mane”.
Se não mudarmos nossa forma de pensar viveremos sempre assim:
CORRUPTOS POR NOSSA PRÓPRIA NATUREZA FELIZES COMO PINTOS NO LIXO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário