sexta-feira, 22 de julho de 2011

bons livros.....(23)


ULTRAJE ARIGOR- NÓS VAMOS INVADIR SUA PRAIA

ANDRÉA ASCENÇÃO (2011)

Escrito pela jornalista e agora escritora Andréa Ascenção, a biografia que ganhou o nome de “Nós vamos invadir sua praia”, nome de uma das músicas de maior sucesso do Ultraje, é um passeio por histórias dos 17 integrantes que já fizeram parte do Ultraje a Rigor.

A biografia é recheada com fotos, letras de músicas e depoimentos que saltam do texto pelas cores que pintam o livro com a cara da banda, que nos convidam para invadir a praia de uma das bandas mais marcantes do rock nacional.

A escritora da biografia conseguiu transmitir todo o humor do Ultraje no decorrer da leitura, descrevendo e narrando as provocações entre os integrantes que renderam apelidos curiosos como Vovô, Mastiga, Digão, Cloaca, entre outros.

Além dos apelidos, o livro é repleto de histórias e fotos hilárias de momentos de pura descontração, como Maurício (baixista) tocando violino com a ante de TV, os integrantes da banda espremendo o baterista Leôspa em uma mesa no Ibirapuera e os oito integrantes de uma das últimas formações, fazendo chifres uns nos outros após show da Virada Cultural de 2008.

A alegria também é marca registrada nas histórias de algumas músicas que marcaram época e que continuam fazendo parte do cenário brasileiro e mundial, que ganham conotação de atemporais: Zoraide, Ciúme, Inútil, Eu me amo, Pelado, Sexo!!, Marylou, Nós vamos invadir a praia entre muitas outras. A biografia do Ultraje não poupa nada, nem o ritmo da criação artística das músicas, que muitas vezes eram o ponto de conflito com as gravadoras que pressionavam a banda por mais músicas inéditas, a fim de proporcionar maior exposição na mídia e aumento das vendas.

Mas mesmo nesse quesito, a banda encara com uma ironia inusitada ao lançar o CD Ó!, com a idéia de mostrar a gravadora que estava reclamando, que eles conseguiram gravar como quiseram, e no CD Os Invisíveis, fazendo referência a pouca exposição da banda na mídia.

A ironia, a alegria e irreverência presentes nos CD`s e músicas da banda são também traços marcantes de Roger, vocalista e autor de quase todas as músicas do Ultaje a Rigor. Mas o livro contempla pequenas biografias de todos os 17 integrantes que já passaram pelas 12 formações da banda, além do emaranhado de histórias desde sua formação em 1980.

Sem dúvida a biografia do Ultraje a Rigor, escrita por Andréa Ascensão, é daqueles livros que nos faz invadir a história de uma das bandas mais importantes do rock brasileiro. E somos levados a procurar os vídeo clipes na internet, resgatar alguns CD`s escondidos e ouvir as músicas alegres e atemporais que marcam gerações até hoje.

PS:Biografia de uma das melhores Bandas de rock do Brasil.
"Nós vamos invadir sua praia" e uma coleção de histórias contadas do ponto de vista do integrantes do Ultraje. Serve para matar saudade de um tempo e também para mostrar que muito ainda tem quer ser feito no tal "Rock-Brasil".
Excelente livro.
Boa leitura....

Nenhum comentário:

Postar um comentário