sexta-feira, 1 de julho de 2011

Pequenas historias do dia-dia....(10)


Tiririca, a palhaçada da democracia.

Em mais uma longa noite sem sono, me deparei com uma cena na TV. A TV estava ali ligada a esmo , parei o que estava fazendo (arrumava meus discos),e fui dar um pouco de atenção ao que passava na caixa de emoções.
Seria até cômico se não fosse trágico, o Deputado Francisco Everardo, isso ele mesmo o nosso representante “Tiririca”, mas uma vez fazendo o que sabe fazer de melhor: Graça, palhaçada.
Era uma propaganda partidária, em rede aberta parece que um anuncio contra o nepotismo. Ri daquilo, achei graça o negócio era ridículo, mas tão ridículo que tava engraçado. Depois parei pra pensar e me toquei que estava rindo de mim mesmo.
O Tiririca se tivesse ainda em outros televisivos programas, ganhando seu pão com seu talento, estaria tudo dentro dos conformes, mas agora ele é deputado federal. Quem paga pelo espetáculo circense do cara sou eu, é você.
O ilustre Everardo recebe um puta salário, tem prerrogativas do cargo que ocupa e muitas outras garantias que mais de um milhão de pessoas fizeram o favor de garantir para a figura por no mínimo quatro anos em Outubro passado.
Sei que já falei disso em outro texto, pode parecer que sou contra o parlamentar, mas não é isso. Me indigno com óbvio.
Tiririca é uma vítima, ou melhor é o mas puro retrato o povo brasileiro. Veio de baixo no currículo uma infância miserável, cabelo ruim, sem privada como muitos que ainda nascem em nosso rico país, que venceu na vida por esforço próprio. E o conto de fadas as a vessas de muitos.
Tem uma vantagem, algo impressionante ele consegue como poucos se utilizar do recurso áudio-visual, o camarada faz como ninguém o bom uso semiológico do recurso, melhor que o Jabor, nesse quesito.
Fala uma linguagem simples, assim como a maioria do povo, o nobre parlamentar não sabe o que um Deputado Federal faz e não tem vergonha nenhuma em admitir isso.Talvez por isso ele que já fazia isso com maestria não se importa nem um pouco em se colocar a dispor do ridículo.
Mas agora amiguinhos a palhaçada e mas cara, tem direito a fórum privilegiado, décimo quarto ou quinto salário, plano de saúde e a mídia praticamente a disposição. Detalhe pago com seu dinheiro, meu ou seja de todos. Nós financiamos o circo, e a brincadeira pode sair cara.
Já disse que ele foi eleito através do famigerado “Voto de Protesto”, que sem querer ser repetitivo pois já falei isso aqui é na realidade “ Voto de Burrice”.
Eu ainda tinha uma esperança de que o nobre Everardo me surpreende- se e de repente se mostrasse um parlamentar ativo, talvez um que levantasse a causa dos mais necessitados, os dos flagelados da seca, ou quem sabe levantar a bandeira do fim dos planos de saúde ou a de ensino público de qualidade, essa ultima seria até maravilhosa já que ele também e uma vítima da falta de instrução.
Mas não, ele vai continuar lá fazendo graça. Dinheiro pra cachê e que não vai faltar, publico também não. Enquanto isso as outras verdadeiras raposas criadas e viciadas nas tetas do poder continuaram a mamar e se divertir nas costas de milhões de brasileiros.
O sistema quer que continue assim, isso faz bem pra ele. A despolitização popular é a glória do falido sistema político. O brasileiro fica o ano inteiro comendo mal, com problema de dinheiro sem saber o que realmente se passa. Aí chega o dia de votar ele vai exerce seu direito de cidadania e volta pra casa, para sua humilde e medíocre realidade.
Descrente penso eu:
É muito difícil acreditar que o Brasil vai dar certo pelo voto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário