sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Bandas Boas que conheço....(29)


HUSKER DU

É uma banda americana de rock alternativo formada em Minneapolis-Saint Paul em 1979, que começou como uma banda de hardcore punk nos moldes de Black Flag e Minor Threat, tornando-se posteriormente uma mistura entre rock psicadélico dos anos 1960 com o punk e o hardcore que tocavam antes. Suas canções eram notáveis por unir a velocidade e agressividade do punk com o senso de melodia e sentimentalismo do pop, distanciando-se do engajamento político que apresentavam as demais bandas de hardcore. Frequentemente tida como uma das pioneiras do rock alternativo, a banda experimentou relativo sucesso nas rádios universitárias, mas separou-se antes de atingir sucesso comercial.

Em 1979, Bob Mould estudava no Macaster College e trabalhava em uma loja de discos em Saint Paul, na qual conheceu Grant Hart e Greg Norton. Os três tinham gostos musicais diferentes, sendo que todos gostavam de hardcore punk. No entanto, pode-se notar que eles sempre quiseram diferenciar-se das outras bandas de hardcore punk, começando pelo nome. Enquanto outras bandas usavam nomes de clara tonalidade política, eles pegaram o nome de um jogo de tabuleiro dinamarquês dos anos 50: Hüsker Dü - que, sem os tremas, quer dizer "você se lembra?" em dinamarquês e norueguês.

Em 1980, a banda tocava regularmente em Minneapolis, e sua música consistia em um som rápido, feroz e primário, fazendo deles uma das bandas hardcore punk originais. Eles chamaram atenção do Black Flag e de Jello Biafra dos Dead Kennedys, que apresentou o Hüsker Dü para novos fãs. A SST Records, de Greg Ginn, guitarrista e compositor do Black Flag, mais tarde lançou álbuns da banda.

Seus primeiros discos, Landspeed Record (ao vivo - 1981), Everything Falls Apart (1982) - incluindo a canção "Statues" - e Metal Circus (1983) - incluindo a canção "It's Not Funny Anymore" - mostram a banda fazendo seu som mais cru com um hardcore punk não muito audível. A canção "It's Not Funny Anymore" é a primeira mostra da influencia que a canção dos anos 60 exercia sobre a banda. A canção "Statues", de aproximadamente 9 minutos, seria digna de bandas de rock progressivo como Can ou Neu!, coisa que faz todo o sentido, já que Hüsker Dü em muitos momentos encaixa-se no gênero de pós-punk, aonde experimentalismo são sempre bem-vindos.

Então seguem os cinco melhores discos da banda, Zen Arcade (1984), New Day Rising (1985), Flip Your Wig (1985), Candy Apple Grey (1986) e Warehouse: Songs & Stories (1987). Nestes discos a banda entrega-se totalmente a sonoridade pop, em maior parte influenciada por bandas de rock psicodélico dos anos 60 como The Byrds e Beatles e em menor parte, pelo pop punk de bandas como Buzzcocks, criando obras-primas da cultura pop contemporânea.
Dentre estes discos, o menos coeso é Candy Apple Grey, pois os compositores principais da banda, Mould e Hart começavam a brigar por espaço.

Em Warehouse: Songs & Stories, eles aumentam o tamanho do disco, evitando alguns conflitos - assim como os Beatles fizeram com o White Álbum, um disco duplo no qual todos ganharam espaço.
De qualquer modo, a briga continuou, quando tanto Bob Mould e Grant Hart encontravam-se em graves problemas com drogas. Em 17 de Dezembro de 1987, o Hüsker Dü chegou ao seu fim.
Em 1993 o disco Everything Falls Apart & More foi lançado, reciclando o disco Everything Falls Apart. Em 1994 um disco ao vivo foi lançado, chamado The Living End, com gravações já velhas.
Muitas releituras foram lançadas apenas em singles, como "Ticket to Ride" (original dos Beatles), "Eight Miles High" (original dos Byrds) e "Mary Tyler Moore Show Theme" (original de Sunny Curtis).
Após o fim do Hüsker Dü, Bob Mould e Grant Hart foram cuidar de seus problemas com drogas e cuidarem de projetos musicais diferentes.
Mould lançou discos solos e com a banda Sugar. Também participa de um duo chamado Blowoff, onde toca canção eletrônica. O último disco de Mould, chamado Body of Song, saiu em Junho de 2005 nos EUA. Este disco mostra certa influência de canção eletrônica e traz Brendan Candy do Fugazi na bateria.
Hart também lançou discos solo e gravou com a banda Nova Mob.
Greg Norton seguiu o caminho mais inusitado de todos, virou chefe de cozinha.

FORMAÇÃO:
Bob Mould - (guitarrista e vocalista)
Grant Hart - (baterista e vocalista)
Greg Norton - (baixista)

DISCOGRAFIA:
Everything Falls Apart (1983)
Zen Arcade (1984)
New Day Rising (1985)
Flip Your Wig (1985)
Candy Apple Grey (1986)
Warehouse: Songs and Stories (1987)

PS:Existem bandas que não há oque falar, só digo escutem...
Husker Du e uma dessas bandas que posso dizer são essenciais, não se pode falar de música sem tocar no nome dos caras.
Indico os discos Zen Arcade (1984),Flip Your Wig (1985),Warehouse: Songs and Stories (1987) são muito bons e devem fazer parte da discografia de qualquer um que entenda de Rock
Ouça no máximo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário