quarta-feira, 31 de agosto de 2011

FORÇA RICARDO GOMES


SEDATIVOS SUSPENSOS, GOMES ACORDA E SE MOVIMENTA

Na noite desta quarta-feira, as 72 horas após a cirurgia de drenagem do sangue pela qual o técnico Ricardo Gomes passou, depois de sofrer um AVC hemorrágico, se completam. Os médicos que cuidam do comandante vascaíno esperavam retirar os sedativos neste período para ver como o paciente reagiria. Mas tudo dependia da evolução do quadro do treinador. Na manhã desta quarta, o clima no Hospital Pasteur, onde Ricardo está internado, ficou mais leve. Médicos animados e alguns sorrisos em meio ao clima tenso que tomou conta do hospital nos últimos dias pareciam preceder boas notícias. Que se concretizaram: os sedativos que mantinham Ricardo em coma induzido

"Suspendemos de manhã cedo os sedativos e com duas horas Ricardo já apresenta reações positivas. Acordou, abriu os olhos lentamente, em determinados momentos movimentou braços e pernas bem mais do lado esquerdo do que do direito, como esperado. Isso não quer dizer que vai ter sequelas, ainda é cedo para uma avaliação definitiva, mas vamos iniciar a fisioterapia e ele deve recuperar totalmente os movimentos. Terminou o período de maiores complicações e ele apresenta normalidade no estado clínico e está com os sinais vitais normais. Os exames de imagem compatíveis apresentam excelente evolução", disse Fabio Guimarães de Miranda, responsável pelo CTI do hospital.

Apesar do quadro estar evoluindo mais do que o esperado, o neurocirurgião que operou Ricardo, José Antonio Guasti, alerta que o estado de saúde do treinador ainda é grave:

"Dentro do que imaginamos nesse primeiro momento, o panorama é dos melhores. Ele ainda segue no CTI por alguns dias. O estado inspira cuidado, é grave, mas é bem melhor do que há dois, três dias. A grande evolução dele foi nas últimas 12 horas", afirmou.

Ricardo ainda respira com auxílio de uma aparelho, mas já apresenta movimentos de respiração espontâneos. Ele ainda não fala, pois está entubado, mas respondeu aos chamados dos médicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário