terça-feira, 30 de agosto de 2011

CUBA



FONTE NÃO OFICIAL DIZ QUE EX-PRESIDENTE CUBANO ENCONTRA-SE EM UTI

O jornalista venezuelano Nelson Bocaranda Sardi, colunista do jornal "El Universal" e autor do blog Runrunes (www.runrun.es), afirmou nesta segunda-feira (29) que o estado de saúde do ex-ditador Fidel Castro se deteriorou e que o líder está internado numa Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Havana.

No texto Sardi afirma que o agravamento do estado de Castro pode ter sido crucial para que o presidente venezuelano, Hugo Chávez, tenha decidido passar pela quarta dose de quimioterapia em Caracas, e não em Havana.

Sardi, um dos primeiros a divulgar o câncer de Chávez, diz ter tido acesso a informações no Twitter, no último domingo (21), de que o ex-ditador chegou a ficar inconsciente nos últimos dias.

"Nesse mesmo domingo Fidel teve uma reação positiva e se recuperou do estado de coma em que passou várias horas", afirma.

BOATOS
As afirmações de Sardi chegam em meio a boatos circulados nesta terça-feira, na internet, dando conta de que Castro já estaria morto.

Sites e jornais de diversos países divulgaram a informação atribuindo a fonte ao jornal chileno "24 Horas".

No entanto, o e-mail de hoje, no qual o "24 Horas" afirma que Castro está morto, tem data de 7 de agosto.

O Naked Security, um site americano especializado em tecnologia, diz que a mensagem é falsa.

"Não se engane ao clicar nos links divulgados neste email, pois eles levarão seu computador a um cavalo de Troia (que o Sophos detecta como Troj/ DwnLdr-JGW), que faz downloads de outros códigos maliciosos (Troj/Agent-SYF) para o seu computador", diz.

"Como lembrete, esta não é a primeira vez que o nome de Castro está associado a um crime cybernético. Dois anos atrás, foi revelado que Antonio Castro Soto del Valle, filho de Fidel Castro, foi levado a revelar informações pessoais a uma mulher num site de encontros virtuais", acrescenta o texto.

POLÊMICA
Também no Twitter, a blogueira cubana Yaoni Sanchez disse que os boatos não têm confirmação oficial em Cuba e que de qualquer forma os cubanos seriam os últimos a saber.

"Não só os ventos frescos de setembro tocam Havana. Certo rumor de NOTICIA foi largamente divulgado. Será verdade? Não sei, e se for isso mesmo nós cubanos seremos os últimos a saber", disse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário