quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Bons Livros.....(25)


BRASIL:UMA HISTÓRIA

EDUARDO BUENO (2011)


O autor e jornalista Eduardo Bueno, que se consagrou ao tirar a história dos altares acadêmicos e transmiti-la informalmente ao leitor comum em obras que se tornaram sucessos de vendas, como a série Terra Brasilis, com a qual alcançou a marca de mais de 500 mil edições vendidas, enquanto emplacava ao mesmo tempo, nas listas dos mais vendidos, pelo menos quatro livros, lança agora Brasil: uma história – cinco séculos de um país em construção, pela editora Leya Brasil.
Nesta publicação ele narra entusiasticamente a trajetória brasileira ao longo do tempo, revelando os protagonistas, os objetos, as razões, as causas, a temporalidade dos eventos político-econômicos e sócio-culturais que se desenrolaram nas eras inicias da história do Brasil, procurando incessantemente conectar estes acontecimentos aos dias atuais.

As quase 500 páginas foram elaboradas com ícones coletados nos museus mais significativos do território brasileiro, as quais englobam desde a era anterior ao descobrimento do país até a gestão do estadista Lula, quadros gráficos que detalham o tema principal e apresentam dimensões ignoradas de algumas celebridades históricas e versões insólitas de acontecimentos famosos. Além disso, esta obra traz em seu interior inúmeros mapas, fotos obtidas por meio de satélites e imagens elaboradas exclusivamente para comporem esta edição.

Mas não é apenas junto ao público popular que o autor granjeia aprovação, mas também no interior da comunidade acadêmica, que reconhece a qualidade de sua obra, e entre profissionais da política, seguidores das mais variadas correntes ideológicas; Eduardo obteve inclusive o respaldo do famoso historiador Erick Hobsbawm, que lhe dedicou as seguintes palavras: “De um historiador para outro”.

Este livro foi publicado inicialmente em 2001. A versão de 2010 foi revisada, estendida e diagramada novamente; além disso, ela conta com capítulos adicionais, imagens originais e chocantes. Nesta obra Eduardo, que conquistou seus leitores com seu tom irreverente e despido de qualquer formalidade, aperfeiçoa a vivacidade espontânea que o caracteriza.

Eduardo retrata na sua visão da história brasileira tanto os acontecimentos já consagrados quanto eventos anteriormente desconhecidos, contribuindo, nestes momentos, com uma nova ótica e luzes renovadas. É possível encontrar nas páginas deste livro, que pode até mesmo se tornar um clássico, desde eventos que remontam à chegada dos portugueses nas terras brasileiras, até fatos modernos, tais como o processo de retorno da democracia, a luta pela conquista do impeachment de Fernando Collor de Mello, as administrações dos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva.

PS:Excelente leitura, auto-suficiente em explicações trata a história do nosso país de uma maneira lógica, fácil e divertida.
O jornalista, escritor e tradutor gaúcho Eduardo Bueno começou sua trajetória profissional precocemente, aos dezessete anos. Ele percorreu inúmeras redações e diversos veículos de comunicação. Valendo-se do momento em que o país celebrava os 500 anos do seu descobrimento, estabeleceu uma parceria com a Editora Objetiva e, assim, nasceram os cinco volumes da coleção Terra Brasilis, e sua fama de ‘historiador’ informal.
Ótima oportunidade de conhecer a história do Brasil....
RECOMENDO

Nenhum comentário:

Postar um comentário