quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Bons Livros.....(26)


SERIAL KILLERS: LOUCO OU CRUEL

ILANA CASOY (2OO2)


Ilana Casoy, autora do livro “Serial killer – louco ou cruel?”, mergulhou em arquivos da polícia e da Justiça, do FBI e Scotland Yard, artigos de jornais e revistas para compor um inquietante roteiro de como, porque razão e com que métodos matam os serial killers – e às vezes deixam de matar.

Nove anos se passaram do lançamento publicado originalmente em 2002 e muitas coisas mudaram; Karla Homolka está livre, Wuornos foi executada, a lista de vítimas de Bundy perdeu Katherine Merry Devine, o DNA do Zodíaco não estava onde deveria estar, a lista de prováveis vítimas de Milat aumentou. O apêndice da edição anterior “Serial Killers do Mundo Inteiro” cresceu; fugitivos foram presos, assassinos identificados.

Mais que atualizar fatos, a autora mudou a maneira de contar as histórias quando percebeu que seu entendimento sobre elas também havia se modificado. Ao reescrever os casos novamente experimentou outras maneiras de contá-los, na tentativa de levar mais facilmente o leitor aos meandros das mentes assassinas. Duas histórias inéditas foram incluídas nesta edição; a de Dennis Nilsen e de Enrique Conde.

Ilana nos leva por caminhos e histórias quase inacreditáveis, algumas das quais nem o cinema e a literatura conseguiram reproduzir, mostrando aspectos da mente distorcida dos maiores assassinos que o mundo já conheceu. São casos de repercussão internacional recolhidos em rigorosa pesquisa em diversas fontes e apresentados ao leitor numa seqüência de tirar o fôlego.

A primeira parte de seu livro é dedicada a entrar nesse universo e dissecá-lo por inteiro, com a vantagem de ser inteligível tanto para leigos como para as ciências de Criminologia, Direito, Psiquiatria ou a Psicologia. Depois de oferecer ao leitor as bases para compreender o título que deu a obra – afinal, um serial killer é louco, cruel ou ambas as coisas? – A autora descreve os detalhes de 16 casos famosos, todos eles absolutamente eletrizantes. Ao acompanhar o leitor à cena de cada um dos crimes bárbaros cometidos por serial killers, Ilana Casoy age com rigor e precisão cirúrgica, mas se abstém de julgamentos – que deixa para esse mesmo leitor. Isso eleva a qualidade de sua obra, ampliando suas possibilidades de uso acadêmico.

Serial killer – louco ou cruel? é um livro para quem quer entender a mente humana, vista através de suas páginas em alguns momentos obscuros, perturbados, longe daquilo que chamamos de realidade – mas muitas vezes como mostram os fatos e sua seqüência lógica, momentos de uma perturbadora consciência que permitiu que o assassino tivesse pleno domínio do que realizou. O livro foi prefaciado por Percival de Souza e dedicado às vítimas conhecidas e desconhecidas de assassinos loucos ou cruéis.

PS:Viaje por mentes insanas, trabalhe com métodos investigativos e adentre em um mundo pueril e cruel.
Ilana Casoy convida você para esta aventura. Uma aventura sortida e perigosa, tente entender a mente de quem, consegue ter uma vida dupla, que em uma hora consegue se relacionar com todo aparado da sociedade e nas horas mais inesperadas, como em uma explosão consegue se transformar em uma fera.
Serial killer- Louco ou cruel mostra isso em vários casos que chegaram as manchetes de jornal.
Boa leitura
Lembre-se olhe bem para quem está do seu lado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário